Política

Secretário do Ministério da Cidadania vem ao Amapá conhecer a Fazenda Esperança

O representante da Alap, em Brasília, Elpídio Amanajás, considerou a vinda do secretário ao estado como um avanço para a concretização da segunda etapa do projeto no Amapá.


O secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro, pela primeira vez no Amapá, conheceu a estrutura da Fazenda da Esperança, que neste ano completou 3 anos de atendimentos. No encontro com os acolhidos, Quirino informou que o governo federal, desde 2019, tem trabalhado em parceria com as comunidades terapêuticas, casa de recuperação de pessoas que apresentam dependência química, e disse que o financiamento público federal para estas entidades tem sido ampliado para que os dependentes químicos possam acessar, de maneira gratuita, esse tipo de cuidado tendo em vista a sua recuperação.

“A Fazenda da Esperança é uma dessas comunidades terapêuticas, a maior do Brasil, e uma grande parceira do governo federal. Nós estamos aqui, no Amapá, para conhecer a unidade no sentido de identificar quais são as necessidades para que a partir desse diagnóstico possamos complementarmos ações para fortalecer ainda mais, não só a Fazenda da Esperança, mas todo o segmento e ajudar cada vez mais as pessoas com dependência química a encontrarem um lugar para a sua recuperação definitiva”, disse o secretário.

Quirino Cordeiro reforçou que o governo federal tem trabalhado para fortalecer e ampliar cada vez mais as entidades que já existem. “Estamos no Amapá para trabalharmos não só o fortalecimento da unidade que faz o atendimento de homens que apresentam dependências químicas, mas estamos aqui para viabilizar a construção de uma unidade feminina, já que nós temos demandas aqui na região cada vez mais casos de mulheres que tem se enveredado pelo mundo das drogas e que precisam de cuidado”, informou.

Para fortalecer o trabalho, o secretário disse que o trabalho deve ser conjunto e conta com o apoio da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá, que já é uma parceira da Fazenda da Esperança, para que o governo federal possa avançar nessas ações. “Acreditamos que a presença do secretário Quirino Cordeiro no Amapá vai fortalecer tanto a Fazenda da Esperança, que já iniciou o processo para a construção do módulo feminino, como as demais comunidades terapêuticas que já existem aqui no estado, e quem ganha com isso é a sociedade que vai ter esse apoio do Ministério da Cidadania”, disse a deputada Aldilene Souza (PPL).

O representante da Casa de Leis em Brasília, Elpídio Amanajás, considerou a vinda do secretário ao estado como um avanço para a concretização da segunda etapa do projeto no Amapá, que é a instalação do módulo feminino. “A vinda do secretário ao Amapá é um avanço e o ponta pé para que possamos dar início a segunda fase do projeto que é fazermos a fazenda feminina”, sustentou.


Deixe seu comentário


Publicidade