Política

Secretários de Trabalho do Brasil participam de reunião do Fonset

Pela primeira vez o Amapá sedia uma reunião do Fórum Nacional de Secretarias Estaduais de Trabalho


A 96ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Secretarias Estaduais do Trabalho (Fonset) ocorre na próxima sexta-feira, 31, às 9h, no Ceta Ecotel, localizado no Distrito de Fazendinha. O objetivo é discutir organização, funcionamento e o projeto de lei do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

Serão ainda abordadas questões importantes, como o Sistema Único do Trabalho (SUT) e o Trabalho Decente. É a primeira vez que o Estado do Amapá sedia uma reunião do Fonset. O evento tem apoio direto do Governo do Amapá.

De acordo com a anfitriã do Fórum e secretária de Trabalho e Empreendedorismo do Amapá (Sete), Marciane Santo, que também ocupa assento na diretoria do Fórum como vice-presidente, é uma grande honra poder receber os secretários no Estado. Além disso, sediar o Fórum no Amapá representa o fortalecimento da parceria entre o governo do Estado e o Ministério do Trabalho e Emprego.

“No início do ano, tivemos muitas dificuldades para colocar em funcionamento os postos do Sine que estavam totalmente sucateados. Com muito esforço e com o apoio do governador Waldez Góes, estamos em processo de implantação de uma nova dinâmica visando atrair os trabalhadores e empresas novamente para dentro do Sine”, comentou Santo.

Para a 96ª Reunião do Fonset estão confirmadas, até o momento, as presenças dos secretários de Trabalho de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe, Tocantins, além do Amapá e do representante da OIT/Brasil, Stanley Gacek.

Na abertura da programação, os secretários de Trabalho dos 27 estados da Federação serão recepcionados com uma apresentação de Marabaixo, no hall do salão. No local também haverá exposição de artesanato.

Sistema Único de Trabalho
Criado por meio de Portaria do MTE nº 1.879/2013, o Sistema Único de Trabalho (SUT) vem sendo elaborado com a participação do Ministério do Trabalho, Fonset, municípios, representantes de trabalhadores, empregadores e da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A ideia é que funcione nos moldes do Sistema Único de Saúde (SUS) e de Assistência Social (SUAS).

A proposta é unificar todas as ações relacionadas ao mundo do trabalho com o intuito de promover o trabalho decente produtivo e adequadamente remunerado. Outra finalidade é fortalecer a rede Sine com a melhoria e padronização do atendimento ao trabalhador, das estruturas físicas e operacionais da rede, bem como a organização do novo sistema de informações e pesquisas sobre o mundo do trabalho.


Deixe seu comentário


Publicidade