Política

Segunda pesquisa Ibope aponta: Capi, 32%; Waldez, 27% e Davi, 25%

É o segundo levantamento do Ibope realizado depois da oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral.


A segunda pesquisa Ibope para o governo do Amapá, encomendada pela Rede Amazônica de Televisão e registrada sob número no TRE: AP‐05769/2018 e sob número no TSE: BR‐03187/2018 foi divulgada na noite desta segunda-feira (17) com margem de erro de 3% para mais ou para menos. A pesquisa indica os seguintes percentuais de intenção de voto para o governo estadual: Capiberibe (PSB) 32%; Waldez (PDT: 27%; Davi (DEM) 25%; Cirilo (PSL) 5%; Gianfranco (PSTU) 1%; Brancos/nulos: 7%; Não sabem não responderam: 3%

Espontânea

No cenário espontâneo da pesquisa Ibope (em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos), o resultado foi computado da seguinte maneira:

Capi (PSB): 27%

Waldez (PDT): 25%

Davi (DEM): 19%

Cirilo (PSL): 3%

Gianfranco (PSTU): 0%

Brancos/nulos: 8%

Não sabe: 16%

Rejeição

O Ibope também mediu a taxa de rejeição (o eleitor deve dizer em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum). Nesse item, os entrevistados puderam escolher mais de um nome. Veja os índices entre os dias 14 e 16 de setembro:

Waldez (PDT): 48%

Capi (PSB): 37%

Cirilo (PSL): 25%

Davi (DEM): 23%

Gianfranco (PSTU): 21%

Não sabe: 3%

Simulações de 2º turno

Capi 49% x 37% Waldez

Davi 45% x 43% Capi

Davi 53% x 33% Waldez

Avaliação do governo

A pesquisa mostra que o governo de Waldez Góes tem a aprovação de 21% dos eleitores entrevistados – no levantamento anterior, divulgado em agosto, o índice era de 18%. O percentual de aprovação reúne os entrevistados que avaliam o governo como “ótimo” ou “bom”.

Os que julgam o governo “ruim” ou “péssimo” são 42%, segundo o Ibope. Em agosto esses percentuais eram de 47%.

Segundo levantamento

A pesquisa foi encomendada pela Rede Amazônica. É o segundo levantamento do Ibope realizado depois da oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral. Como a margem de erro é de 3% para mais ou menos, Capi e Waldez estão empatados tecnicamente. Também há empate técnico, dentro da margem de erro, entre Waldez e Davi, no segundo lugar.

No levantamento anterior, feito de 13 a 16 de agosto, os percentuais de intenção de votos eram os seguintes: Capi: 33%; Waldez: 26%; Davi: 20%; Cirilo: 4%; Gianfranco: 2%; Brancos/nulos: 12%; Não sabe: 4%.

Com informações da Rede Amazônica


Deixe seu comentário


Publicidade