Política

Seminário discute investimentos para a Amazônia

Desafios e entraves para o desenvolvimento da Amazônia Legal – Atração para o estado do Amapá


O seminário “Desafios e entraves para o desenvolvimento da Amazônia Legal – Atração de investimentos para o estado do Amapá”, ocorrido ontem, em Macapá, foi promovido pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), da qual o senador Davi Alcolumbre (Democratas-AP) é presidente, e o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), membro titular.

Empresários e gestores participaram do evento que discutiu os desafios para o desenvolvimento da Amazônia Legal, através de captação de recursos para investimentos. O governador Waldez Góes e o prefeito de Macapá, Clécio Luís, participaram da mesa dos trabalhos.

O superintendente da Sudam, Paulo Roberto Correia, apresentou o Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia.

“Existe uma dívida da Sudam com estados como Amapá, Acre, Rondônia e Roraima, que nós ainda temos que pagar. Esses Estados não receberam investimentos na mesma proporção de estados como Mato Grosso, Pará e Amazonas. Temos que cumprir nosso papel, que é desenvolver a região como um todo”, disse Paulo Roberto durante sua explanação no seminário.

Representantes dos bancos do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia e BNDES estiveram presentes para apresentar linhas de crédito. Isso fez com que a discussão fosse em torno dos investimentos que podem ser feitos no Amapá, principalmente sobre a instalação de grandes empreendimentos.

O seminário foi o primeiro evento da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado realizado no Amapá. O prefeito Clécio e outros gestores municipais representados no acontecimento apresentaram pleitos em busca de recursos.

Um dos problemas do governo do estado do Amapá e dos municípios locais, segundo o senador Davi Alcolumbre, é a dificuldade de elaboração de projetos. “Os municípios têm dificuldades de contratar técnicos capacitados para cuidar de captação de recursos”, acentuou o presidente da CDR.

Davi ressaltou que o seu trabalho à frente da comissão vem dando certo “Nosso foco, enquanto presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, no Senado, é buscar cada vez mais investimentos. Esse trabalho vem dando certo, já que além de linhas de crédito, programas e projetos, conseguimos aprovar uma emenda de comissão no valor de cem milhões de reais para os estados aqui da região Norte. É a primeira vez que isso acontece”, revelou o parlamentar.


Deixe seu comentário


Publicidade