Política

Servidores da educação cobram reajustes

Prefeitura receberá hoje representantes da categoria



Professores e servidores da rede municipal de educação de Macapá realizaram na manhã dessa quinta-feira, 09, uma manifestação reivindicando o pagamento do piso salarial e progressões anuais da categoria.

O ato iniciou na Praça da Bandeira, no Centro da cidade, e seguiu pela Avenida Fáb até a Prefeitura de Macapá, onde os manifestantes se concentraram.

De acordo com o vice-presidente municipal do Sindicato dos Servidores Públicos em Educação do Amapá (Sinsepeap), Ailton Costa, o reajuste de 13% no piso salarial dos professores ainda não foi pago pelo poder municipal em 2015. “O Ministério da Educação estabeleceu o reajuste e a prefeitura não cumpriu com esta valorização aos profissionais. Houve um discurso do poder municipal de que haveria esse pagamento, mas agora alegam que não tem dinheiro para pagar”, ressaltou o sindicalista.

Os manifestantes cobram, ainda, a incorporação de um piso salarial para os servidores auxiliares educacionais. “Nosso sindicato tem essa campanha para criar o piso salarial dos auxiliares educacionais, compostos especialmente por serventes e merendeiras. Também cobramos o pagamento de promoções os que foram qualificados com curso técnico e até hoje recebem salários básicos”, afirma Ailton.

O professor Roque de Moraes alega que se sente desvalorizado profissionalmente e revela que a situação compromete o trabalho realizado em sala de aula. “Além de nos sentirmos desvalorizados como profissionais, enfrentamos os problemas diários na educação. Queremos dar uma boa aula, mas estamos limitados tanto com a questão salarial quanto administrativa”, explica.

A merendeira Maria Nascimento afirma que considera abaixo do exigido pela categoria o atual salário que recebe. “Ganho pouco e só consigo comprar praticamente a minha comida, mas isso não é o suficiente para viver de uma maneira mais confortável. Essa situação está ruim para nós servidores”, lamenta.


Deixe seu comentário


Publicidade