Sessão Solene marca campanha Agosto Lilás na Assembleia Legislativa do Amapá
Solenidade, marcada para 14 de agosto, será presidida pela deputada Telma Nery (Cidadania) e reunirá autoridades e personalidades femininas

Na manhã do dia 14 de agosto, o plenário Deputado Dalto Martins, da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), realizará uma sessão solene com o tema “Agosto Lilás: vozes silenciadas, histórias que precisam ser lembradas”. A solenidade será presidida pela deputada Telma Nery (Cidadania) e reunirá autoridades e personalidades femininas.
De acordo com o texto de apresentação da sessão, a campanha tem entre seus objetivos promover a conscientização e a prevenção dos problemas decorrentes de atitudes sexistas — diversas formas de discriminação ou preconceito baseadas no sexo, normalmente direcionadas às mulheres, mas que também podem afetar homens e outras identidades de gênero. Essas atitudes podem culminar em casos de feminicídios, lesbocídios e transfeminicídios. A campanha também busca oferecer apoio às vítimas e suas famílias, além de promover uma mudança cultural que valorize a vida e a dignidade em sua plenitude.
“Na oportunidade, os parlamentares poderão homenagear personalidades que se destacaram em pautas pela dignidade de gênero, com ações e iniciativas voltadas à proteção contra a violência e a discriminação, à garantia do respeito, da igualdade e da autonomia de todas as pessoas, independentemente de sua identidade de gênero”, comentou a deputada Telma Nery.
Segundo dados do Mapa da Violência contra a Mulher, divulgado em junho de 2025, quatro mulheres são assassinadas por dia no Brasil. O número de feminicídios teve um aumento de 0,69% em relação a 2023 — foram 1.459 vítimas em 2024, contra 1.449 no ano anterior.
Deixe seu comentário
Publicidade
