Sistema Defesa Civil Alerta experimental para o norte do Brasil será acionado no Palácio do Setentrião
Monitoramento de fenômenos naturais e divulgação prévia das ocorrências deles com uso de telefonia celular, informa ministro da integração e do desenvolvimento regional, Waldez Góes, há no mundo em não mais de dez países, estando agora o Brasil também na vanguarda do sistema

Douglas Lima
Editor
Já em operação no Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil, como instrumento avançado de proteção à população em casos de desastres, o Defesa Civil Alerta, a título de demonstração, será acionado sábado, às 15h, no Palácio do Setentrião, pelo governador Clécio Luís e o ministro da integração e do desenvolvimento regional, Waldez Góes, com raio de atuação em 28 municípios dos sete estados da região Norte.
A informação foi dada na manhã desta sexta-feira, 19, no programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9), pelo próprio Waldez Góes, antecipando que o sistema de alerta para providências contra desastres no Amapá será experimentado, amanhã, apenas nos municípios de Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Tartarugalzinho.
A assessoria do ministro, por sua vez, em release informa que o Defesa Civil Alerta, no experimento de sábado cobrirá os municípios de Manaus, Manacapuru, Novo Airão e Iranduba, no Amazonas; Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Brasileia e Jordão, no Acre; Belém, Parauapebas, Paragominas e Tucuruí, no Pará; Boa Vista, Amajari, Bonfim e São João da Baliza, em Roraima; Palmas, Araguaína, Gurupi e Talismã, no Tocantins; e Porto Velho, Ji Paraná, Ariquemes e Vilhena, em Rondônia.
O titular do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) antecipou, no LuizMeloEntrevista, que após a simulação de sábado o sistema Defesa Civil Alerta passará a operar na região Norte, pra valer, dia 24, a próxima quarta-feira. No sábado seguinte a demonstração será feita no Centro-Oeste do país. “Aí então alcançaremos o objetivo de fazer a cobertura de cem por cento do território brasileiro”, almejou.
O sistema Defesa Civil Alerta utiliza a rede de telefonia celular para enviar mensagens de texto e avisos sonoros para celulares em áreas de risco iminente. Os alertas aparecem de forma destacada na tela dos aparelhos e podem soar mesmo em modo silencioso. Waldez disse que não é necessário cadastro prévio; o serviço é gratuito com abrangência dependendo da cobertura de telefonia móvel e da compatibilidade dos dispositivos com as redes 4G ou 5G.
O monitoramento de fenômenos naturais e a divulgação prévia das ocorrências deles com utilização de rede de telefonia celular, ilustrou o ministro da integração e do desenvolvimento regional, existe no mundo em não mais de dez países, estando agora o Brasil também na vanguarda do sistema, através do Defesa Civil Alerta.
Deixe seu comentário
Publicidade


