Política

Supremo confirma poder do TCU para declarar empresa inidônea

O Supremo Tribunal Federal (STF) negou nesta quinta-feira (21) pedido de uma empresa de informática para derrubar decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) que a declarou inidônea.


A declaração de inidoneidade consiste numa punição administrativa, que proíbe a empresa de licitar e contratar com a Administração Pública Federal pelo período de 5 anos. Com a decisão, os ministros do STF confirmaram a possibilidade de oTCU – órgão  de fiscalização do Legislativo – em declarar inidôneas empresas que cometem irregularidades em negócios com o Poder Público.

No caso analisado pelo Supremo, a empresa Dicaciel Telemed foi punida por suposta fraude em documentos que permitiriam sua habilitação em licitações.

Em sua defesa, ela alegou que não teve direito ao contraditório e à ampla defesa no processo do TCU. Além disso, afirmou que a decisão ameaçava sua “sobrevivência”, pois mantinha contratos com a Receita Federal do Brasil e com a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Com a declaração, alegou ainda a empresa, teria de demitir todos os seus empregados sem ter como pagar os direitos trabalhistas.

No julgamento, somente o relator, ministro Marco Aurélio Mello, votou favoravelmente à empresa. Os demais acompanharam o ministro Luís Roberto Barroso, que abriu divergência citando decisão anterior que já reiterava a possibilidade de o TCU proibir contratos com a administração pública de empresas flagradas em irregularidades.

No voto mais longo, o ministro Celso de Mello disse que os poderes do TCU derivam da própria Constituição.  “Configurada fraude ao procedimento licitatório, na verdade viabiliza-se a utilização pelo Tribunal de Contas desse dever-poder de sancionar o comportamento desviante”, afirmou.


Deixe seu comentário


Publicidade