TCE do Amapá empossa nova procuradora-geral do Ministério Público de Contas
Amélia Paula Gurjão Sampaio Freitas assume o cargo para o biênio 2026/2027

Foi empossada na segunda-feira, 19 de janeiro, a nova procuradora-geral do Ministério Público de Contas do Amapá (MPC-AP), Amélia Paula Gurjão Sampaio Freitas. Ela assume o cargo para o biênio 2026/2027. A cerimônia de posse aconteceu na sede do Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE/AP), em Macapá.
Durante a cerimônia, a procuradora-geral agradeceu novamente a oportunidade: “Assumo hoje a missão de conduzir o Ministério Público de Contas do Amapá com um coração repleto de gratidão e um espírito consciente da enorme responsabilidade. Eu não poderia iniciar essa jornada sem dirigir uma palavra de profundo respeito e reconhecimento ao meu antecessor, doutor Antonio Clésio. Vossa excelência conduziu esta instituição com zelo, deixando o legado de integridade que servirá de alicerce para os passos que daremos a partir de agora”, declarou Amélia Gurjão.
O Ministério Público de Contas do Amapá é composto por três membros: a procuradora-geral Amélia Paula Gurjão, o procurador Antonio Clésio Cunha dos Santos, que exerceu o mandato de procurador-geral nos últimos dois anos, e a procuradora Rachel Barbalho Ribeiro da Silva.
O procurador de Contas, Antonio Clésio, também agradeceu a oportunidade de ter conduzido o MP de Contas. “Todos os trabalhos que faço, dou o meu melhor. A frustração de perder é ruim, mas a pior mesmo é de não ter tentado. Então, eu agradeço hoje essa oportunidade”.
Ao empossar a procuradora-geral, Amélia Gurjão, o presidente do TCE/AP, Reginaldo Ennes, destacou a relevância social que o Ministério Público de Contas representa à sociedade. “Enquanto membros do Tribunal de Contas, sabemos da importância das funções da instituição. O Ministério Público tem a sua função, nós conselheiros, enquanto julgadores, temos a nossa e a auditoria também. Acredito que nos últimos anos fortalecemos a nossa instituição para um futuro mais forte”, comentou.
O Ministério Público de Contas é uma instituição autônoma e essencial ao controle externo da administração pública, atuando junto aos Tribunais de Contas para fiscalizar a legalidade, legitimidade e economicidade do uso dos recursos públicos, defendendo o interesse social, a probidade e a moralidade na gestão. Atua na fiscalização contábil, financeira e orçamentária, garantindo o bom uso do dinheiro público.
Deixe seu comentário
Publicidade



