Política

Teatro será a pauta do dia na Câmara Municipal de Macapá

Homenagem às artes cênicas



 

A Câmara Municipal de Macapá abre as portas nesta sexta-feira, 27, às 9h, para uma pauta diferente das sessões ordinárias. É que o plenário Stephan Houat será palco de uma sessão solene que vai homenagear o movimento teatral de Macapá. O evento é uma proposição do vereador Marcelo Dias(PSDB), que também é autor da lei 1879/11, que instituiu o “Dia Municipal do Teatro”, comemorado em 27 de março. Data em que se comemora também o dia nacional do teatro.

Segundo Marcelo Dias (PSDB), a data tem um objetivo bem claro, de proporcionar a todos conhecimento e compreensão das produções teatrais, além de uma forma de chamar a atenção para a valorização dos artistas locais neste segmento. O parlamentar disse que já reivindicou pessoalmente com o prefeito Clécio Luiz(PSOL), a construção de um teatro experimental na cidade. “O teatro é a forma mais antiga da arte, por isso, precisa de reconhecimento e valorização. Estou fazendo a minha parte e conto com o apoio dos artistas locais para manifestar esse desejo publicamente”, enfatizou o vereador.

Cultura
Marcelo Dias, que também é músico profissional, tem sido um grande defensor dos movimentos culturais de todos os segmentos no legislativo municipal. Há anos o parlamentar trava uma verdadeira “briga” com o executivo municipal, para que o Fundo Municipal de Cultura, aprovado pela Câmara, seja sancionado e colocado em prática. “O Fundo Municipal de Cultura destina 1% dos recursos do orçamento da prefeitura para todos os segmentos culturais, justifica.

O vereador até propôs uma alteração no texto aprovado para que se torne viável ao executivo. “Para que esse projeto se torne realidade, e entendendo as dificuldades da Prefeitura referente aos recursos, vamos reduzir o investimento para 0,5%. Uma atitude necessária para que essa lei seja colocada em prática”, explica.


Deixe seu comentário


Publicidade