Política

Técnicos do MS auxiliam na construção do Plano de Ações

Presença da equipe foi solicitada por Waldez Góes ao Ministro Arthur Chioro



 

Um grupo de técnicos do Ministério da Saúde (MS) está em Macapá, e auxilia a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na formulação da Matriz do Plano de Ações e Providências da Saúde. A presença da equipe é resultado de uma das solicitações do governador Waldez Góes ao ministro da saúde, Arthur Chioro, para restaurar os serviços prestados à população do estado.

O plano de ações construirá protocolos para atuação nas cinco redes essenciais da saúde: Rede Cegonha, que trabalha com o atendimento materno e infantil; Rede de Urgência e Emergência; Rede Psicossocial; Rede de Assistência à Pessoa com Deficiência Física; e Rede Crônica Degenerativa, que é a maior causa de mortalidade e invalidez no mundo.

A equipe do MS começará o trabalho pela Rede de Urgência e Emergência, com a construção de grupos condutores para organizar o fluxo de atendimento, de protocolos e da regulação de leitos e recursos. O objetivo é promover o enfrentamento das principais necessidades dos hospitais e unidades de saúde do Estado, melhorar a gestão, qualificar e ampliar o acesso aos usuários em situações de urgência, reduzir o tempo de espera e garantir atendimento ágil, humanizado e com acolhimento, otimizando, inclusive, as finanças da Sesa.

“Ainda hoje a Sesa tem dificuldade em conseguir produzir e receber do Sistema Único de Saúde pelos serviços prestados. Isso por falta de regulamentação dos serviços, por falta de protocolos e de instrumentos de gestão capazes de gerar o ressarcimento através do SUS”, informou o secretário de Estado da Saúde, Pedro Leite. “Com o apoio técnico do Ministério da Saúde, conseguiremos organizar os serviços prestados interna e externamente, para podermos cuidar melhor das pessoas”, pontua o secretário.


Deixe seu comentário


Publicidade