Política

Técnicos do MS traçam panorama e auxiliam reestruturação da sa

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA



Técnicos do Ministério da Saúde (MS) estão no Amapá desde o início da semana e permanecem até esta sexta-feira, 10. Eles estão realizando um levantamento sobre a realidade dos hospitais públicos, auxiliar a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nos encaminhamentos de melhorias para curto, médio e longo prazo. A visita foi agendada em fevereiro, quando o governador Waldez Góes esteve no MS em reunião com o Ministro Arthur Chioro em busca de apoio.

A intenção do MS é obter o máximo de informações para traçar um panorama da problemática deixada pela gestão anterior que a rede hospitalar e os usuários da saúde enfrentam atualmente. Além disso, os técnicos vieram avaliar a necessidade da solicitação feita pelo Governo do Amapá para instalação de um hospital de campanha para o atendimento à população.

Com base nas análises coletadas, os técnicos irão reunir com o secretário de Estado da Saúde, Pedro Leite nesta sexta-feira, 10. Na oportunidade vão repassar orientações de como a Sesa deverá proceder em busca de solução para a saúde dentro dos programas ofertados pelo MS, bem como de que forma poderão captar e acessar recursos federais.

Visitas
As visitas iniciaram na terça-feira, 07, pelo Hospital de Emergência (HE), Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Novo Horizonte. Nesta quarta-feira, 8, os técnicos visitaram o Hospital de Clinicas Alberto Lima (HCAL), Hospital da Criança e Adolescente (HAC) e Pronto Atendimento Infantil (PAI), além do Hospital de Santana e o Posto do Serviço Móvel de Urgência.

“Nós trouxemos o Ministério da Saúde para que veja de perto a realidade que os usuários enfrentam diariamente quando buscam atendimento em nossas unidades hospitalares. Com apoio iremos buscar recursos para mudar este quadro. Queremos ambientes de trabalho adequados aos nossos profissionais e qualidade nos serviços e atendimentos oferecidos”, frisou o secretário de Atenção à Saúde, Joel Brito.


Deixe seu comentário


Publicidade