Política

TRE comemora tranquilidade das Eleições 2020 nos municípios do Amapá

De acordo com o assessor jurídico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AP), José Seixas, houve o registro de algumas ocorrências pontuais relacionadas à fake news.


Railana Pantoja
Da Redação

 

Em entrevista ao programa radiofônico LuizMeloEntrevista (Diário FM 90,9), o assessor jurídico do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE/AP), José Seixas, celebrou a tranquilidade que as eleições 2020 tiveram neste domingo (15), dia de votação em 15 dos 16 municípios do Amapá. De acordo com o assessor, houve o registro de algumas ocorrências pontuais relacionadas à fake news.

“Tivemos algumas fake news já no final da apuração, mas é aquela coisa que logo se desfaz e a verdade se esclarece. Em Santana tivemos a divulgação antecipada de um resultado diferente do que a apuração oficial mostrou; em Cutias, divulgaram em grupos de Whatsapp que as urnas tinham sumido, mas não foi verdade, as urnas estavam íntegras e não houve qualquer problema. Mas, são coisas que acontecem dentro desse jogo político, em decorrência dessa informatização e rapidez”, analisou José Seixas, assessor jurídico do TRE/AP.

Algumas urnas precisaram ser trocadas, mas, José Seixas garantiu que são situações comuns que podem ocorrer durante o pleito. “Pra isso a gente tem as urnas reservas. A gente tem o plano A, B, C; então, se de repente alguma coisa não der certo, já vamos pelo outro lado e tentamos contornar. Em relação à energia, tivemos em Vitória do Jari, logo no começo da votação, uma falta de energia. Mas foi algo pontual, não teve nada a ver com o apagão. Nos demais municípios, funcionou tudo normalmente”, complementou.

Cuidados
Embora seja obrigatório usar máscara nos locais de votação, alguns eleitores ainda compareceram sem a proteção. “A gente viu alguns eleitores sem máscara, mas os fiscais e a polícia recomendavam colocar, respeitar o distanciamento social; são coisas que a gente não consegue controlar totalmente, dependem da consciência do eleitor”, finalizou José Seixas.


Deixe seu comentário


Publicidade