Política

TRE do Amapá indefere pedido do PSB para substituir o vice na chapa de Capiberibe

A decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá foi por quatro votos, com os juízes Hilton Pires, Carlos Canezin e Rogério Funfas acompanhando o relator Léo Furtado.

Compartilhe:

Em sessão realizada nesta quarta-feira (10), o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) indeferiu o pedido do Partido Socialista Brasileiro (PSB) para substituir o nome do candidato a vice-governador na chapa de João Capiberibe. O candidato a vice é o advogado Marcos Roberto (PT), que seria substituído por Andréia Tolentino da Silva (PSB). O PT está impedido de participar do pleito em razão de irregularidades em seu Drap por falta de prestação de contas de recursos do fundo partidária.

A decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá foi por quatro votos, com os juízes Hilton Pires, Carlos Canezin e Rogério Funfas acompanhando o relator Léo Furtado. A juíza Sueli Pini pediu vista, mas o voto dela, a ser apresentado na sessão de quinta-feira (11) não altera o indeferimento. O mesmo pedido já havia sido feito pelo PSB ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nesta quinta-feira (11) o Tribunal Superior Eleitoral deve julgar o mérito da liminar pelo ministro Og Fernandes ao candidato João Capiberibe.

No domingo (7), o ministro Og Fernandes determinou, no momento do fechamento das urnas, que os votos do candidato ao governo do Amapá pelo PSB, João Capiberibe, fossem considerados na apuração.

Og Fernandes considerou para o deferimento da liminar o fato de que o recurso especial, que almeja a anulação do acórdão proferido pelo TRE-AP que indeferiu o registro do PT e o declarou inapto a postular o registro de candidatos no estado do Amapá, ainda se encontra pendente de julgamento pela Corte Superior.

O PSB e o PT formaram a coligação majoritária “Com o Povo Para Avançar” no Amapá, lançando a candidatura de João Capiberibe (PSB) e Marcos Roberto (PT) para os cargos de governador e vice-governador, bem como a candidatura de Janete Capiberibe (PSB) ao Senado, com dois suplentes do PT.

O TRE-AP declarou apto apenas o PSB para os cargos majoritários, isso porque o PT não teria prestado contas em 2015, o que suspenderia a possibilidade de participação da legenda no pleito. O acórdão, de 5 de setembro, conforme destaca a defesa, concluiu que “quanto ao PSB foram atendidas todas as exigências legais para o deferimento do registro”, promovendo uma cisão nas chapas.

 
Compartilhe:

Tópicos:  

Deixe seu comentário:




8 comentários em “TRE do Amapá indefere pedido do PSB para substituir o vice na chapa de Capiberibe”

  • Alexandre Carlos Yared Lima disse:

    Votei no candidato vencido, contudo no meu entendimento, a Justica TRE, foi capciosa e conivente com os fatos, uma vez que, demorou julgar o mérito, pois, acolheu o pedido, mas de forma astuciosa levou á erro o Canditado postulante, assim como, parte da população do Amapa que votou no candidato fazendo-os acreditar na possibilidade.

    Ora veja bem, indeferir o pedido aos 48 min do segundo tempo, inviabilizando qualquer reação ou defesa do candidato, no mínimo absurdo pro Direito Brasileiro.

    Penso que, a justiça deve ser sempre imparcial, nao intervir no processo, independente de qual resultado virá, a escolha deve ser soberana do povo como um dos principios basilares da democracia.

  • Marlene disse:

    A justiça do Amapá infelizmente com suas decisões acaba fazendo o povo sofrer, se eu podesse mandava esses juiz dá uma volta lá na venezuela sem dinheiro. O TSE fará cair essa decisão, pois não confio nem um pouco.

  • Ronaldo Carvalho Nobre disse:

    Decisâo correta

  • Willian Vilhena disse:

    Fu do Partido dos trabalhadores a quase 15 anos….ms digo…JUSTIÇA PRA UM E JUSTIÇA PRA TODOS , PRA FATO NAO EXISTE ARGUMENTO ! SE ESTIVEREM JURIDICAMENTE CERTO TUDO OK..MS SE TIVER ERRADO..TEM QUE PAGAR !!! QUE EXEMPLO DE JUSTIÇA QUEREM MOSTRAR ? TOU DO LADO DA VERDADE..Willian Vilhena

  • Daiane brazao disse:

    Tchau Capiroto .
    Pega teu banquinho e saia de mansinho…
    Hahahahhahaha

  • Acho que o psb deveria pasta atenção no companheiros

  • Oldemar Coutinho de Almeida disse:

    Infelizmente remos que conviver com essa situação rídicula na politica amapaense.
    O Capiberibe é um cara do bem, busca sempre o melhor pra sociedade, ou seja, não merece passar por esse constrangimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *