Política

TRE do Amapá indefere pedidos de Ricardo Santos e Janete Capiberibe para anular eleição ao Senado

Ricardo Santos alegou ter sido prejudicado no dia da eleição pelo fato de seu nome ter aparecido no sistema de votação do TRE como nulo


Em sessão realizada na manhã desta sexta-feira (19), o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) indeferiu, por maioria, requerimentos para anular a eleição ao cargo de Senador no estado. Um feito pelo candidato Ricardo Santos (PSL), que obteve 11.882 votos, e outro de Janete Capiberibe (PSB), que conseguiu 125.123 votos.

Ricardo Santos alegou ter sido prejudicado no dia da eleição pelo fato de seu nome ter aparecido no sistema de votação do TRE como nulo, por problemas com o registro do partido, situação só corrigida ao longo do dia.

No caso de Janete Capiberibe, o problema foi com relação aos suplentes de sua chapa para o Senado, ambos do Partido dos Trabalhadores (PT) que segue com o registro indeferido por ausência de prestação de contas do fundo partidário de 2015.

Na sessão desta manhã, a desembargadora Sueli Pini, vice-presidente e corregedora do Tribunal Regional Eleitoral, foi a única a defender a anulação da eleição para o Senado. Para ela, o tribunal, ao anunciar que os votos de Janete seriam nulos antes que houvesse uma decisão definitiva do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), interferiu no resultado da eleição no estado. O Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral), representado pela procuradora Nathália Muriel, defendeu a homologação do resultado do primeiro turno da eleição e o indeferimento dos pedidos de Ricardo Santos e Janete Capiberibe, que devem recorrer ao TSE.

Em seguida foi homologado o resultado do primeiro turno da eleição e aprovada a ata da sessão.


Deixe seu comentário


Publicidade