Política

Vale do Jari: Randolfe solicita informações ao Ministério da Economia sobre dívida do Grupo Orsa

Hoje mais de 400 pessoas estão desempregadas na região do Vale do Jari e em situação precária.


O senador Randolfe Rodrigues (Rede) protocolou um requerimento ao Ministro da Economia, Paulo Guedes, solicitando informações relativas aos contratos de empréstimos firmados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com as empresas Jari Celulose, Papel Embalagens S.A, Orsa Celulose e Jari Florestal e Agropecuária.

O Grupo Orsa atua nos municípios de Almerim (PA), Laranjal do Jari (AP) e Vitória do Jari (AP). Em 2000 o Grupo comprou a Jari celulose. Em 2017, em virtude das dificuldades passadas pela população, e o apelos populares, a Bancada Federal interveio e solicitou o imediato refinanciamento das dívidas, que havia paralisado as atividades da empresa. Como resultado, foi conseguido um empréstimo no valor de R$140 milhões. E então não há informações sobre transparentes sobre o empréstimo.

“A população tem sofrido cada vez mais e precisamos de um retorno da empresa ou do BNDES. É fundamental ter acesso as informações das movimentações da empremsa nos anos de 2017, 2018 e 2019”, explicou o senador.

Randolfe também fez uma representação ao Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) solicitando auditoria nas dívidas relacionadas ao Grupo Orsa e uma ação criminal contra o senhor Sérgio Amoroso, presidente do Grupo.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Celulose (Sintracel), Inavildo Quaresma, a empresa teria pego o empréstimo e não teria feito investimentos no Amapá. “Eles cresceram as outras empresas, em outros estados, e aqui não fizeram nada”, contou.

Mais de 90 mil pessoas, em Laranjal e Vitória do Jari, dependem economicamente da empresa. O que se tem conhecimento, é que em maio de 2019 a empresa chegou a enviar para a Àsia mais de 12 mil toneladas de celulose.


Deixe seu comentário


Publicidade