Vereador Guido Mecânico assume mandato interino como prefeito de Oiapoque; novas eleições só em 2026
A posse foi determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral depois da anulação dos diplomas do prefeito e do vice-prefeito do município

Paulo Silva
Editoria de Política
O presidente da Câmara Municipal de Oiapoque, vereador Pedro Guido de Castro (PP), conhecido como Guido Mecânico, que obteve 434 votos na eleição de 2024, assumiu interinamente, nesta terça-feira (16) o cargo de prefeito do município, por determinação do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), até que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decida sobre a data de nova eleição para prefeito e vice.
A posse de Guido Mecânico ocorreu na Câmara de Vereadores, e é resultado da cassação do prefeito Breno Almeida e do vice-prefeito Artur Sousa, ambos do PP, por corrupção eleitoral, e uso de recursos para compra de votos na eleição do ano passado. O Tribunal Eleitoral comunicou a anulação dos diplomas de Breno e Artur, e determinou que o presidente da Casa Legislativa assumisse o mandato.
De acordo com comunicado do desembargador Carmo Antônio de Sousa, presidente do Tribunal Regional Eleitoral, novas eleições para prefeito e vice-prefeito de Oiapoque serão realizadas no município em data a ser definida conforme calendário fixado pelo Tribunal Superior Eleitoral para eleições suplementares no ano de 2026.
A presidência da Câmara de Oiapoque foi assumida pelo vice-presidente Marques Mototáxi. Além de ter tido o mandato cassado, Breno Lima está inelegível por oito anos.
Em seu discurso de posse, Guido Mecânico fez um apelo por união institucional e apoio político para encarar os desafios da gestão, embora temporária. Ele apelou para ter o apoio de seus colegas vereadores, e disse que vai se encontrar com o governador Clécio Luís e com os deputados estaduais, federais e senadores do Amapá.
Já o prefeito cassado Breno Almeida publicou um vídeo nas redes sociais comunicando sua saída do mandato e afirmando que sempre atuou com retidão na gestão do município. No mesmo vídeo Breno anunciou que vai recorrer ao TSE.
Deixe seu comentário
Publicidade

