Vereador Zé Luiz Nogueira vence eleição para a presidência estadual do PT no Amapá
Em todo o estado, as mulheres serão maioria como presidentes dos diretórios municipais

O Partido dos Trabalhadores (PT) realizou neste domingo (6), a etapa nacional do Processo de Eleições Diretas (PED), que escolhe os novos dirigentes do partido em todos os níveis — municipal, estadual e nacional — incluindo o próximo presidente nacional da legenda.
A votação aconteceu presencialmente, das 9h às 17h, no horário local de cada município. Filiados e filiadas registrados até 28 de fevereiro de 2025, e com sua situação regular no sistema do partido (Sisfil), estavam aptos a votar e também a se candidatar.
A eleição é realizada por voto direto e secreto, com a utilização de cédulas ou urnas eletrônicas, se houver autorização do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
São eleitos os membros das direções zonais, municipais, estaduais e nacional, além das Comissões de Ética, Conselhos Fiscais e os delegados para os encontros partidários.
As chapas precisavam respeitar regras de paridade de gênero, com 50% de mulheres e 50% de homens, além de cotas étnico-raciais e de juventude: 20% dos membros deveriam ser negros, indígenas e jovens com menos de 30 anos.
Para ser candidato(a) à presidência nacional do partido, é necessário apresentar o apoio de pelo menos 1.000 filiados(as). Para os diretórios estaduais, são exigidas 500 assinaturas. Já nos municípios, o apoio mínimo varia conforme o tamanho da base de filiados.
Veja quem venceu as eleições do PT no Amapá
Presidente nacional – Romênio Pereira (4.640 votos)
Presidente estadual – Vereador José Luiz Nogueira (6.192 votos), derrotando Antônio Elias, que teve apenas 1.039 votos
Presidente municipais
Macapá – Lorena Quintas (2.203 votos)
Santana – Maria Nogueira (3.153 votos)
Amapá – Carlos Gomes
Cutias – Samire
Itaubal – Raione Pessoas
Laranjal do Jari – Marcelo Sarraf
Mazagão – Ana Dalva
Oiapoque – Marlon Ramos
Pedra Branca – Lana Miranda
Porto Grande – Suenia Ribeiro
Pracuúba – Laysa Moraes
Serra do Navio – Ivone Silva
Tartarugalzinho – Júlio Dias
Vitória do Jari – Derley Duarte
O Partido dos Trabalhadores não tem diretório no município de Ferreira Gomes.
Apuração do resultado
Após a votação de domingo, o prazo para que os diretórios municipais informassem os resultados ao sistema nacional encerrou nesta segunda-feira, 7 de julho. Só serão considerados válidos os resultados acompanhados da lista digitalizada de votantes.
Em caso de irregularidades, os filiados, chapas e fiscais poderão apresentar recursos à Comissão Executiva Estadual até o dia 10 de julho, com julgamento previsto até 13 de julho. Caso o recurso seja contestado, é possível recorrer à instância nacional até 16 de julho, e a decisão final deve sair até 20 de julho. A posse das novas direções municipais e zonais deve ocorrer até 14 de setembro de 2025.
Deixe seu comentário
Publicidade
