Política

Vereadores jovens de Macapá reúnem para debater problemas da cidade

Durante a reunião, os vereadores jovens aprovaram três Projetos de Lei (PLs). O primeiro, de autoria do vereador Alex Farias, propõe a redução da tarifa de ônibus em Macapá.


Paulo Silva
Editoria de Política

Transporte público; consumo de drogas e bullying foram os principais temas debatidos nesta quarta-feira (20), durante a 1ª Reunião Ordinária dos 23 vereadores que integram o projeto Câmara Jovem.

Durante a reunião, os vereadores jovens aprovaram três Projetos de Lei (PLs). O primeiro, de autoria do vereador Alex Farias, propõe a redução da tarifa de ônibus em Macapá. A proposta do “parlamentar” se baseia na redução no preço do óleo diesel estabelecida pelo governo federal após a greve geral dos caminhoneiros.

A segunda matéria aprovada é de autoria do vereador jovem Pablo Miranda. O PL prevê melhoria na oferta do serviço de meia-passagem voltada aos estudantes da rede pública. O vereador reclama da limitação imposta pelo Sindicato das Empresas de Transporte Público do Estado (Setap) quanto ao uso do benefício. “É necessário que seja ampliada a quantidade de vezes que o estudante possa utilizar o benefício da meia-passagem”, defende Pablo Miranda.

O último PL aprovado é de autoria da vereadora jovem Lorem Moraes. Ela propõe a realização permanente de palestras dentro das escolas públicas com o objetivo de reduzir os índices de suicídio, bullying e consumo de drogas pela juventude.

O secretário extraordinário da Juventude, Pedro Filé, usou a tribuna e falou a respeito de políticas públicas e oportunidades de emprego para a juventude. Ele também criticou o sistema ineficiente de transporte público que hoje é ofertado à população de Macapá.


Audiência Pública –
As reuniões ordinárias do projeto Câmara Jovem ocorrem uma vez por mês. O presidente da mesa diretora, vereador Alex Farias, anunciou para o segundo semestre audiência pública que vai debater amplamente o transporte público na capital.

Alex Farias diz que o projeto Câmara Jovem é uma excelente oportunidade para que estes alunos jovens possam experimentar o debate franco e democrático sobre os principais problemas que afetam a população com o objetivo de melhorar a eficiência na oferta de serviços como transporte público, emprego, lazer e empreendedorismo para a juventude e os estudantes. O vereador Acácio Favacho (PROS) é o protagonista do projeto Câmara Jovem.


Deixe seu comentário


Publicidade