Política

Por 17 a 8 votos, Executiva Nacional do PT decide pelo PSB no Amapá

O advogado Marcos Roberto, vice-presidente do Partido dos Trabalhadores no Amapá, disse ao Diário do Amapá que a decisão nacional será homologada nesta quinta-feira, durante o Encontro de Tática de Definição de Candidaturas que o PT realizará a partir das 13 horas no Macapá Hotel.


Paulo Silva
Editoria de Política

Através de sua conta no twitter, o deputado federal José Guimarães (PT-CE), líder da minoria na Câmara, informou que, por 17 a 8 votos, a Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu apoiar os candidatos do PSB aos governos de Pernambuco, Paraíba, Amapá e Amazonas. O candidato do PSB ao governo do Amapá é o senador João Capiberibe.

O advogado Marcos Roberto, vice-presidente do Partido dos Trabalhadores no Amapá, disse ao Diário do Amapá que a decisão nacional será homologada nesta quinta-feira, durante o Encontro de Tática de Definição de Candidaturas que o PT realizará a partir das 13 horas no Macapá Hotel. O partido deve entregar os espaços que hoje ocupa no governo do PDT.

A decisão busca garantir a neutralidade do PSB na disputa presidencial, o que possibilitaria arranjos locais, caso do Amapá, onde o PT é cortejado pelo PSB e faz parte do governo do PDT, que tem o governador Waldez Góes como candidato à reeleição. O Diretório Nacional do PT se reúne nesta sexta-feira (3).

O PT e o PSB devem anunciar nesta quarta-feira que chegaram a um acordo para as eleições presidenciais deste ano. De acordo com a coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, vai anunciar que o partido decidiu ficar neutro no próximo pleito. Ou seja, a sigla não vai se aliar a Ciro Gomes (PDT-CE), considerado o principal adversário petista dentro do campo político da esquerda.

Com isso, a presidente nacional do PT, Gleisy Hoffmann, vai anunciar a retirada da candidatura de Marília Arraes ao governo de Pernambuco, o que deve facilitar a reeleição do socialista Paulo Câmara ao governo do estado.

Ainda segundo a publicação, o PSB vai retirar, em Minas Gerais, a candidatura de Márcio Lacerda ao governo estadual. “Na minha opinião, essa resolução ajuda a consolidar uma aliança formal com o PC do B e fortalece a candidatura do presidente Lula”, disse o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que participou das conversas.


Deixe seu comentário


Publicidade