Política

Waldez dá posse a novos integrantes do governo, e viaja a Brasília

Governador muda titulares da Secult, Imap e Amprev; na capital federal tratará sobre transposição de servidores da CEA para a União.


Douglas Lima

Da Editoria

O governador Waldez Góes deu posse, na manhã desta segunda-feira, 24, aos novos integrantes da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Instituto do Meio Ambiente e Ordenamento Territorial do Amapá (Imap) e Amapá Previdência (Amprev). A cerimônia ocorreu no Salão Nobre do Palácio do Setentrião.

Para a Secult, foi empossado o ex prefeito de Mazagão, Dílson Borges. O novo titular do Imap é Bertoldo Neto, e a Amprev passa a ter Sebastião Magalhães como titular.

No âmbito cultural, o governador Waldez Góes anunciou a tramitação, na Assembleia Legislativa, de projeto que cria prêmio com o objetivo de prestigiar e valorizar o setor cultural do estado.
Depois da aprovação do prêmio, que o governador prevê para esta semana, serão lançados editais para liberação de R$ 356 milhões que contemplarão todos os segmentos culturais amapaenses, inclusive a Festa de São Tiago, em Mazagão, e os grupos juninos. Os editais são uma com consequência imediata do Sistema Estadual de Cultural, recentemente estabelecido em lei.

Waldez registrou que pela primeira vez o setor de audiovisual do estado se movimenta para captação de recursos, e agora está em vias de receber R$ 25 milhões. “Resultado da organização deles”, ressaltou o governador.

Bertoldo Neto terá no Imap intenso trabalho sobre regularização fundiária no estado, envolvendo áreas urbanas e rurais. Ele também, como disse o governador Waldez Góes, está com o compromisso de aprimorar o licenciamento de obras públicas, cujos processos, atualmente, têm demorado muito.

Waldez está propondo a formação de um grupo intergovernamental , envolvendo o Imap, o próprio governo as prefeituras do estado para que as obras públicas não mais atrasem em razão de licenciamentos expedidos pelo Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Amapá.

As informações do governador foram dadas no programa LuizMeloEntrevista (Rádio Diário FM 90,9), onde também ele anunciou que ainda hoje viaja a Brasília para continuar as tratativas sobre a PEC em tramitação na Câmara Federal, que trata sobre a transposição dos servidores da CEA que nela estavam até 1993.

A Proposta de Emenda Constitucional também poderá contemplar servidores públicos do estado de Roraima, ex território federal como o Amapá, e ainda funcionários públicos amapaenses da área fiscal e da Caesa.

Em Brasília, Waldez Góes ainda participará de reunião de todos os governadores brasileiros que ali estão para tratar sobre a recuperação fiscal de cada unidade federativa.  A matéria pode ser votada nesta semana pelo plenário da Câmara dos Deputados.


Deixe seu comentário


Publicidade