Política

Waldez debate apoio comercial da Guiana Francesa para o Amapá

Waldez Góes, participou de uma reunião com o presidente da Câmara de Comércio da Guiana Francesa



 

O governador do Amapá, Waldez Góes, participou de uma reunião com o presidente da Câmara de Comércio da Guiana Francesa, Jean-Paul le Pelletier. O encontro teve como objetivo a renovação de compromissos de cooperação entre o Amapá e a Guiana e o reencontro entre os dois gestores, que protagonizaram diversas parcerias durante a gestão passada de Waldez à frente do Estado.De acordo com Jean-Paul, que está à frente da instituição há 15 anos, esta é uma visita muito importante para a Câmara de Comércio da Guiana Francesa, pois é o primeiro contato oficial com o novo governador do Estado, o que deve levar a uma melhora na cooperação econômica entre o Amapá e a Guiana. “Nós já sabemos que o governador Waldez tem grande importância para o desenvolvimento da cooperação entre a Guiana Francesa e o Amapá e também para o desenvolvimento da região de fronteira”, explicou Jean-Paul.

Outro tema abordado no encontro foi a eliminação do visto de entrada no território francês exigido aos brasileiros. Jean-Paul lembra que para viagens aéreas o visto já não é mais solicitado, mas a entrada através da ponte binacional ainda demanda a apresentação da autorização. “É muito importante que o nosso apoio mútuo culmine na assinatura, em cerca de duas semanas, da papelada para a liberação do visto de entrada via terrestre”, revelou o presidente da Câmara de Comércio da Guiana.Para o governador Waldez, a relação com a Guiana Francesa é uma das prioridades em sua gestão, uma vez que durante as suas primeiras gestões à frente do Estado, o Amapá estabelecia constantes parcerias comerciais, culturais e sociais com o território francês. “Nós temos muitos brasileiros, e principalmente amapaenses morando no lado de lá, então é importante que, na condição de governador, eu e minha equipe estejamos com essa agenda permanentemente sendo tratada”, afirmou Waldez, cuja influência com os líderes guianenses data de muitos anos, o que proporciona mais celeridade à agenda.Segundo o governador, a reunião foi bastante produtiva e já a partir de janeiro, o gabinete governamental, a Agência de desenvolvimento do Amapá e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) trabalharão a articulação para que seja mantida uma frequência de avaliação da agenda comum aos países.

“Nós temos interesse que a ponte binacional seja definitivamente inaugurada, que as relações comerciais sejam ampliadas, que a gente traga uma solução para a questão do transporte aéreo entre Macapá e Guiana Francesa, só para citar alguns exemplos. Eu considero essa relação da maior importância, tanto é que já na primeira semana do meu mandato nós estamos fazendo tratativas e reuniões com a Câmara de Comércio da Guiana para seguir com a agenda”, explicou o governador do Amapá.

O Diretor-Presidente da Agência de Desenvolvimento do Amapá, Alcir Figueira Matos, que também esteve presente na reunião, afirmou que o encontro foi muito importante, pois reafirmou laços de interesses mútuos de amizade e interligação comercial entre os dois países.

“Nós sabemos que o governador do Amapá se insere em todo esse contexto político, de articulações com a Guiana Francesa, especialmente com a Câmara de Comércio de lá, devido à proximidade. A exploração de petróleo na costa da Guiana também irá aproximar o Amapá da Guiana, porque eles acham que o estado oferece as melhores condições geográficas para manutenção das plataformas de petróleo e logística. Todo esse cenário que se desdobra dentro da Câmara de Comércio e chega até o Governo do Amapá hoje mostra que o governador tem responsabilidade, que tem gente do governo dele tecnicamente pensando nessa relação”, afirmou Alcir Matos.


Deixe seu comentário


Publicidade