Política

Waldez e clécio discutem ações para Macapá

Encontro



 

O governador Waldez Góes e o prefeito de Macapá, Clécio Luís, reuniram-se nessa segunda-feira, 29, no gabinete do Palácio do Setentrião. O encontro é uma deliberação anunciada no Fórum das Cidades e marca a retomada do diálogo e a valorização do planejamento conjunto do Poder Executivo estadual com os gestores municipais.

Durante os próximos dias, ocorrerão reuniões individuais com os 16 prefeitos do Estado. No primeiro encontro, o chefe do Executivo municipal trouxe 15 tópicos para debates e parcerias com o Governo do Amapá, dentre eles atualizações de repasses financeiros e convênios de pavimentação das vias de Macapá, parceria para recuperação da Orla Municipal, repasse para contrapartida de convênios, regularização e recuperação de prédios das escolas municipais, cessão de servidores entre PMM e GEA.

Todas as pautas terão desdobramentos em reuniões internas, entre as equipes dos governos estadual e municipal. Um novo encontro entre Waldez Góes e Clécio Luís já está agendado para a próxima quinta-feira, 9 de julho.

De acordo com o governador, o Estado investirá 100% dos recursos nos municípios e, por isso, será respeitada a proporcionalidade, conforme o número de habitantes por cidade. “Considerando esse fator, Macapá receberá a maior concentração de investimento, tanto no social, como na infraestrutura”, garantiu.

O prefeito Clécio destacou o convênio de pavimentação das vias da cidade, como uma das principais demandas de Macapá. Em relação a essa necessidade, o governador reiterou seu compromisso de investimento na mobilidade urbana, em Macapá, que prevê aproximadamente 58 quilômetros de pavimentação, nos próximos dois anos, executada pelo GEA.

Segundo o governador, a orientação acordada, nesta segunda-feira, é de que as equipes dos governos estadual e municipal dialoguem. Dentre as reuniões internas previstas para ocorrer até o próximo encontro, entre os chefes do Executivo estadual e municipal, ficaram agendadas reuniões entre a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e secretarias de Educação, quando serão tratados temas como documentação das escolas, em processo de municipalização, além de disponibilidade de servidores, como, por exemplo, de professores.

As demandas da mobilidade urbana serão debatidas em encontro que deverá ocorrer ainda esta semana


Deixe seu comentário


Publicidade