Política

Waldez Góes afirma que a Expofeira terá o padrão das grandes feiras

OTIMISMO


O governador Waldez Góes (PDT) destacou nesta terça-feira, 01, que a 51ª Expofeira, que acontecerá no período de 30 de outubro a 08 de novembro deste ano terá o mesmo padrão e “não ficará absolutamente nada a dever às grandes feiras de negócios do Brasil”.

As obras no Parque de Exposições da Fazendinha para a 51° Expofeira do Amapá iniciaram logo após a oficialização da parceria entre Governo do Amapá e Sebrae para a realização do evento, na última quarta-feira, 26. O primeiro espaço a ser modificado são as baias que eram utilizadas como Praça de Alimentação, o local funcionará este ano como a Vitrine de Negócios, um ambiente voltado para as potencialidades do Amapá.

A retirada das baias é necessária pois a feira passa por uma reformulação que, além de redirecionar o foco para o desenvolvimento econômico, vai otimizar a utilização dos espaços. As baias, por exemplo, eram inadequadas para consumo e venda de alimentos, pois a altura da estrutura não era ideal para a permanência de pessoas, em razão do odor das fezes e urina e por ter sido construída para abrigar animais que ficavam expostos na época em que a feira ainda possuía um conceito rural. Com o novo conceito da Expofeira voltado para o agronegócio e relações comerciais, as baias darão lugar a uma vitrine de negócios no tamanho de 3.900 m² tornando-se o ponto central do evento. “Este é um espaço nobre da feira que deve ser valorizado focando nas novas oportunidades do agronegócio agregando todas as tecnologias e potencialidades do Estado, transformando-a em uma grande feira de negócios”, explicou o secretário de Desenvolvimento das Cidades e coordenador da Expofeira, Alcir Matos.

Ao todo serão construídos 110 stands: 90 padrão, 10 voltados para a mostra das potencialidades do Estado e 10 para oportunidades. A estrutura também comportará quatro salas e um auditório com capacidade para 50 e 130 pessoas respectivamente. A vitrine contará ainda com espaço para o turismo e outro para o investidor. A estrutura móvel facilitará as adequações de acordo com as necessidades levantadas.

Onze stands que estavam abandonados e sem utilidade serão desmontados para agregar o setor primário que contará com uma mini fazenda para expor o desenvolvimento da Agricultura Familiar no plantio de mandioca, feijão, milho, melancia, açaí, banana e hortaliças. O mesmo local também vai mostrar todas as potencialidades da pecuária, piscicultura e agricultura de grande escala como o plantio de grãos.

Padronização
Este ano a Expofeira terá uma padronização voltada para a sua transformação em uma grande feira de negócios focada no desenvolvimento econômico do Estado com foco na produção florestal e de alimentos. A medida visa à inclusão do evento no ranking das maiores feiras de negócios do país. Em 2009 a feira ocupava a 6ª posição. No período de 2010 a 2013 foi perdendo espaço e o foco dos negócios. A expectativa é que o evento esteja no patamar de feiras como as de Ribeirão Preto/SP, Paraná e de Uberlândia/MG, consideradas as maiores feiras do Brasil.

Outro objetivo do GEA é assegurar que o espaço seja utilizado durante todo o ano. Para isso um projeto de construção de um Centro de Convenções está em andamento. Também serão implantados espaços para instituições que trabalham com desenvolvimentos de pesquisas.


Deixe seu comentário


Publicidade