Política

Waldez Góes lança secretaria para cuidar das cidades do Amapá

Segundo o titular, Alcir Matos, entre outras atribuições, órgão fará captação de recursos para os Municípios


O governador Waldez Góes (PDT) apresentou na manhã dessa quarta-feira, 19, no salão nobre do Palácio do Setentrião, mais uma Secretaria: a do Desenvolvimento das Cidades do Amapá. Na ocasião foram empossados o gestor da pasta, Alcir Figueira Matos, e demais secretários adjuntos.

Titular da Secretaria de Estado de Infra-estrutura no segundo governo de Waldez, momentos antes da posse, Alcir Matos afirmou no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90.9), com exclusividade, que o novo órgão tem um grande desafio: “Temos linhas de crédito já abertas com a Caixa Econômica Federal, que é um grande financiador dos municípios, e vamos ajudar as prefeituras a acessarem esses financiamentos, além de dar apoiamento político. Vamos atuar com muito vigor, também, na questão de licenciamentos ambientais e iniciar um trabalho no plano de mobilidade urbana.

Questionado sobre o fato de a nova secretaria não possuir recursos orçamentários nem financeiros para trabalhar neste ano, Alcir Matos minimizou: “Na realidade, vamos dispor de recursos suplementares, com orçamento destinado pelo governo do estado a intervenções nos municípios, sem tirar características das demais secretarias, como execução de obras, por exemplo. Vamos ouvir os prefeitos, detectar as prioridades, ajudar a captar recursos, ajudar todos os prefeitos com capacitação dos servidores, inclusive disponibilizando pessoal especializado; enfim, vamos buscar recursos. O desafio é muito grande”.

Presente no estúdio, onde também foi entrevistado no programa, o líder da oposição na Assembleia Legislativa (AL), deputado Paulo Lemos (Psol), afirmou que neste primeiro ano a nova secretaria enfrentará muitas dificuldades pelo fato de não ainda possuir orçamento: “Realmente a secretaria terá grandes dificuldades neste primeiro ano por falta de orçamento, mas acreditamos que no ano que vem isso vai ser solucionados. Porém, como o próprio Alcir Matos comentou, o foco do trabalho é o levantamento das prioridades e a interlocução entre prefeitos e outros secretarias, fazendo articulação política e captação de recursos”.


Deixe seu comentário


Publicidade