Waldez vislumbra novos tempos no setor ambiental amapaense
Governador do Amapá, à luz da visita do ministro Sarney Filho, diz que agora a União demonstra vivo interesse de compensar o estado pela sua preservação da natureza.

Douglas Lima
Da Editoria
O governador Waldez Góes disse na manhã desta sexta-feira, 31, que pela primeira vez a União demonstra vivo interesse de compensar o Amapá pela preservação que o estado faz de sua natureza ao ponto de ter 95% de sua cobertura florestal preservados.
O gestor amapaense deu a declaração como resultado da visita que o ministro do meio ambiente, Sarney Filho, fez ontem à Macapá, à frente de uma caravana que percorre a Amazônia Legal em campanha pela preservação do meio ambiente da região, principalmente contra o desmatamento.
Sarney Filho, com o governador Waldez Góes, assinou portaria interministerial que designa a criação de grupo de trabalho para regulamentar o artigo 3º do Decreto Presidencial de criação do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. O grupo de trabalho será integrado pelo MMA, Incra, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).
Com a assinatura da portaria os produtores, que atualmente só podem explorar 20% da área para a agricultura familiar, poderão aumentar a produção em até 50% de suas áreas, aliado com as medidas de preservação.
O governador Waldez Góes acentuou que além da portaria interministerial, que em síntese é uma recompensa pela perda da rica área natural do Parque Montanhas do Tumucumaque, o ministro do meio ambiente, Sarney Filho, prontificou-se a liberar recursos para programas de manejo no Amapá, e para implantar energia fotovoltaica em comunidades amapaenses tradicionais.
Waldez observou que o titular do meio ambiente brasileiro tem uma visão diferente dos ministros que o antecederam, achando justo que o estado tenha recompensas ou compensações por preservar o meio ambiente. “Com o ministro Sarney Filho, que queira ou não tem um vínculo muito forte com o Amapá, por causa do seu pai que por muitos anos foi senador pelo estado, passamos a ter apoio e a ser prestigiados com a garantia de políticas de desenvolvimento com base no meio ambiente”, conclui o governador amapaense.
Deixe seu comentário
Publicidade
