Turismo

A PEDRA DO ÍNDIO

O misterioso achado arqueológico no interior do Amapá, no município de Ferreira Gomes.


Cleber Barbosa
Editor de Turismo

 

A região da Pedra do Índio é um gigante sítio arqueológico (já mapeado pelo IPHAN) onde existem petróglifos [gravuras rupestresde] uma civilização que não guarda relação com nada parecido com as outras que ocuparam a Amazônia e também vestígios de sítios cerâmicos e de locais onde viveu esse povo. Localizado no município de Ferreira Gomes, a 230 quilômetros de Macapá, trata-se de um achado que pode incrementar o turismo científico.

Infelizmente, após influenciadores digitais e outros divulgarem o lugar sem o devido cuidado, em especial uma cachoeira que há no local, ele tem sido utilizado por muitos sem nenhum acompanhamento e regramento, resultando em lixo e ameaça. “O uso não pode ser em tese proibido, a área é particular, mas ao menos as pessoas devem saber que estão danificando um patrimônio cultural e ambiental protegido pela Lei Ambiental sendo passível de responsabilização por vários crimes”, diz o administrador da página no Facebook.

Barbosa – Além da preservação de sítios ancestrais e do dano ao meio ambiente, há a questão de se preservar a bacia do único afluente do Rio Araguari que não foi represado pelas hidrelétricas, o Tracajatuba, rio na divisa entre Tartarugalzinho e Ferreira Gomes. Técnicos da Secretaria de Turismo visitaram o lugar recentemente e prometem coplocar ordem na casa, ou seja, organizar as visitações.


Deixe seu comentário


Publicidade