Turismo

CONTAGEM REGRESSIVA

Falta um mês para novo Macapá Verão!


CLEBER BARBOSA
EDITOR DE TURISMO

Durante muito tempo os amapaenses não se referiam ao mês de julho como o das férias escolares, mas sim a época do Macapá Verão. Era uma das mais tradicionais programações culturais da cidade, responsável por trazer de volta à cidade os jovens acadêmicos que deixavam a cidade nos anos 70 e 80, para estudar fora. E toda essa tradição está de volta. Tudo bem que agora a capital tem inúmeras opções de ensino superior e os estudantes já não viajam mais com aquela frequência, mas ainda é um ponto de convergência para crianças, jovens e adultos nos principais balneários da cidade – e do interior.


As programações artísticas e culturais iniciam oficialmente nos domingos, pela Praia da Fazendinha, ainda hoje a maior referência do evento, mesmo que o banho de rio não seja completamente recomendado. Os balneários começam a receber os banhistas já no primeiro domingo da estação das férias. Segundo a Prefeitura, ao todo, serão 35 atrações a se apresentar até o fim do verão na área turística da Fazendinha, onde são aguardados 20 mil visitantes em cada fim de semana. Os organizadores informam que haverá um investimento de R$ 200 mil na contratação de cantores, grupos de teatro, poesia e dança e artistas locais que vão compor a programação cultural.

Interior
Araxá, Canal do Jandiá e Curiaú, além dos distritos da zona rural do município, como São Joaquim do Pacuí e Maruanum, também recebem os veranistas. O Macapá Verão conta ainda com ordenamento do trânsito, reforço nos transportes coletivos, segurança com guarda municipal e reforço nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Atividades esportivas e feiras de artesanato também estão na programação. O Macapá Verão não deixa de ser ainda um impulsionador do turismo interno, fazendo com que as pessoas permaneçam no estado e não busquem outras “praias”, literalmente, esvaziando a cidade.

Semana
Além da programação aos domingos, as atrações culturais também vão se apresentar às quintas-feiras, a partir das 14 horas, no balneário da Fazendinha, em três edições do projeto lançado ainda em 2015 como grande sucesso, denominado “Estação Lunar”. Sérgio Lemos, da coordenação, diz que é uma programação também familiar. “Todas as prestações de serviço são para poder acolher a movimentação de pessoas nos balneários”, diz o representante da Prefeitura de Macapá, atual secretário de Gabinete Civil.

 

Abertas inscrições para ação de artistas locais


Estão abertas, de 21 de maio até 8 de junho, as inscrições de artistas para o Macapá Verão 2018, lançado pela Prefeitura de Macapá nesta sexta-feira, 18 de maio. As inscrições são para o credenciamento de artistas, grupos, companhias, trupes, bandas, grupos, coletivos e demais agentes da cadeia produtiva da cultura e das artes, de renome local, regional ou nacional, para compor a programação artística e cultural do Macapá Verão 2018. O edital está disponibilizado no site do Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais (http://fumcult.macapa.ap.gov. br/) e da Prefeitura de Macapá (http://macapa.ap.gov.br).

Documentação – Marina Beckman, diretora-presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), órgão responsável pelo processo de implementação do edital e contratações, chama atenção dos artistas interessados para as datas referentes ao processo. “É importante que os artistas se organizem com antecedência, verifiquem toda a documentação exigida no edital, tirem dúvidas antecipadamente e não deixem para cima da hora. E participem das atividades formativas, que serão ofertadas por técnicos da Fundação de Cultura”, diz.

 

Os encantos da praia da Fazendinha mesmo fora do calendário


Entra ano sai ano ela permanece como sendo a maior referência em termos de praia na cidade de Macapá. A da Fazendinha não é das maiores – são cerca de 900 metros – mas que representa uma “janela” oficial para o maior rio do planeta, o Amazonas. Na verdade a capital do Amapá se ressente de um acesso mais livre para o famoso ‘rio-mar’, que devido a força de suas marés costuma destruir orlas, por onde corre, daí a necessidade de se fazer muros de arrimo. Mas o concreto não impede o contato dos banhistas com ele.

Na Fazendinha foi sempre assim. E as atrações em paralelo é que são muitas. Das coloridas pipas até o futebol, o vôlei, passando pela azaração entre os jovens, como a vida noturna, um tanto quanto família. Da gastronomia, pode-se destacar o peixe sempre fresquinho, assado, frito ou cozido, como também o famoso camarão, no bafo, na panela ou no espeto. Mas gerações de amapaenses cresceram indo ao balneário literalmente para chupar cana-de-açúcar. Os barqueiros trazem fardos dela para a praia e vendem bastante.

Atração
Fazendinha não é mais um bairro, mas sim um distrito do município, com pujança econômica e também até para a política, mas também é onde está instalado o Parque de Exposições, onde acontecia anualmente a Expofeira. De qualquer forma, a fama vem da praia que dá nome ao lugar. Ou vice-versa.
Localizada a 16 Km de Macapá, banhada pelo rio Amazonas, oferece aos banhistas uma bela paisagem, uma rede de bares e restaurantes com os mais variados pratos típicos da região. Em uma rede social, Beatriz Neves descreveu a praia assim: “Lindo pôr-do-sol!!! Camarão no bafo maravilhoso!!!”

CURIOSIDADES

– Teatro, poesia, música e dança abrilhantam a programação desse domingo nos quatro balneários da cidade.
– Nos domingos, acontece a já tradicional programação do Macapá Verão nos quatro principais balneários da cidade (Fazendinha, Araxá, Jandiá e Curiaú), com programação cultural atendendo todos os gostos e tribos.
1975
Este foi o primeiro Macapá Verão da História, segundo os mais antigos, na gestão de Cleiton Figueiredo à frente da Prefeitura de Macapá.


Deixe seu comentário


Publicidade