Turismo

CUNANI

Alguns dos capítulos mais importantes da história da Amazônia se passaram neste recanto no interior do Amapá.


Cleber Barbosa
Editor de Turismo

 

Se a maioria dos turistas brasileiros ou estrangeiros pouco ou quase nada sabem sobre o município de Calçoene, distante quase 400 quilômetros de Macapá, a gigantesca história que envolve esse lugar, que agora quer ser tombada, poderia alavancar o setor do turismo para todo o estado. Trata-se de uma iniciativa da Prefeitura de Calçoene, através da Secretaria Municipal de Cultura, que inicia tratativas com o Governo do Amapá, via SECULT (Secretaria de Estado da Cultura), para documentar a Dança do Zimba.

A secretária Laurineia Costa e o documentarista Rosivan dos Santos, da Cia. North Filmes, estão em fase final de roteirização e captação dos recursos para iniciar a produção, que se propõe mostrar a ancestralidade da dançla afro, os ritos e tradições das comunidades que habitaram aquela região, até bem antes da chegada dos europeus.

 

Documentário – Eles pretendem adornar o filme com as informações que já foram levantadas sobre o ‘Stonehenge da Amazônia’, o observatório erguido há mais de mil anos na floresta, bem como sobre a corrida do ouro em Lourenço, que levou inclusive ao Contestado Brasil França, para a definição da fronteira entre o Brasil e a Guiana Francesa. Eles concederam entrevista em vídeo ao Diário do Amapá, quando deram mais detalhes sobre essas tratativas. O conteúdo está disponível em YouTube.com/CleberBarbosa.


Deixe seu comentário


Publicidade