Turismo

Curtir a vida em BALNEÁRIOS

Enquanto se discute a balneabilidade das águas do rio Amazonas, no interior do estado clubes e sítios fazem a festa dos veranistas.


Julho é conhecido como o mês das férias escolares, estação do verão, alta temporada, enfim, o fato é que qualquer que seja a motivação, uma coisa se tem em comum: a vontade de tomar banho. São inúmeras as opções, a maioria de água doce, com exceção da praia do Goiabal, em Calçoene, a única acessível na costa do estado. Mas na capital, Macapá, as famosas praias da Fazendinha e do Araxá continuam sendo os points, inclusive de programações oficiais como o Macapá Verão. Entretanto, autoridades ambientais fazem ressalvas em relação à qualidade das águas, principalmente pela pressão urbana, que produz índices de coliformes fecais preocupantes.

Então quem não viaja para fora do estado em julho tem como alternativas alguns cartões postais do interior do Amapá, onde a balneabilidade é reconhecida e autorizada, como os balnerários de Ferreira Gomes, Porto Grande, Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio, entre outras localidades. Um desses exemplos é a chamada Região dos Lagos, onde está a comunidade do Aporema, que já possui instalações e pousadas rústicas, mas que atendem ao apelo de estar em contato com a exuberância da natureza quase intocada do estado.

São os clubes e demais empreendimentos os que mais atendem a um verdadeiro nicho de mercado, com pousadas e chalés onde se dorme muito bem e se come melhor ainda. Em Serra do Navio, há ainda a Lagoa Azul, uma mina abandonada onde por algum tempo se duvidava da qualidade da água, mas que já foi liberada e também é uma grande opção.

Curiosidades
 O Verão chegou, junto com ele a oportunidade de aproveitar a estação para tomar aquele gostoso banho no rio e nos balneários. Mas as pessoas precisam ficar atentas, afinal tomar banho em águas com condições impróprias pode trazer muitas consequências desagradáveis e até graves. Os efeitos imediatos à saúde podem ser alergias, diarreias, vômitos, febres, dores de cabeça, infecções nas mucosas e nos olhos. Uma dica é ver as placas indicativas de banho liberado.


Deixe seu comentário


Publicidade