Turismo

Encantos da Praia da FAZENDINHA

A mais antiga e badalada praia de água doce do Amapá resiste ao tempo, ao descaso do poder público, para se firmar como atração.


Texto:  Cleber Barbosa

Entra ano sai ano, e ela permanece como sendo a maior referência em termos de praia na cidade de Macapá. A da Fazendinha não é das maiores, são cerca de 900 metros, mas representa uma “janela” oficial para o maior rio do planeta, o Amazonas. Na verdade, a capital do Amapá se ressente de um acesso mais livre para o famoso rio mar, que devido a força de suas marés costuma destruir orlas, por onde corre, daí a necessidade de se fazer muros de arrimo.

Mas o concreto não impede o contato dos banhistas com ele.
Na Fazendinha foi sempre assim. E as atrações em paralelo são muitas. Das coloridas pipas até ao futebol, vôlei, passando pela azaração entre os jovens, como a vida noturna, um tanto quanto familiar. Da gastronomia, pode-se destacar o peixe sempre fresquinho, assado, frito ou cozido, como também o famoso camarão, no bafo, na panela ou no espeto. Mas gerações de amapaenses cresceram indo ao balneário literalmente para chupar cana de açúcar. os barqueiros trazem fardos dela para a praia e vendem bastante.

Fazendinha não é mais um bairro, mas sim um distrito do município, com pujança econômica e também até para a política, mas também é onde está instalado o Parque de Exposições, onde acontece anualmente a Expofeira. De qualquer forma, a fama vem da praia que dá nome ao lugar. Ou vice versa.


Deixe seu comentário


Publicidade