Turismo

ENTRAMOS NO PARQUE DO TUMUCUMAQUE

Expedição leva operadores do turismo a conheceram maior parque florestal do planeta


 

Cléber Barbosa
Editoria de Turismo

 

Uma expedição de três dias, organizada pela ABAV/AP (Associação Brasileira de Agências de Viagem no Amapá) levou um grupo de 12 pessoas a realizarem uma visita técnica ao Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, no município de Serra do Navio. A ideia era oferecer subsídios para que agentes, guias, estudiosos e empreendedores do setor possam formatar pacotes de visitas regulares.

E não é um destino qualquer. Trata-se do maior parque nacional do Brasil e o maior parque florestal do planeta, com 3,8 milhões de hectares, com território distribuído pelos municípios de Almeirim (PA), Calçoene, Laranjal do Jari, Oiapoque, Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio (AP). Mas o acesso a ele ainda é muito restrito.

O Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque é a maior unidade de conservação brasileira de proteção integral. O local conta com trilhas, muitas cachoeiras e mirantes onde visitantes e turistas podem ter o contato direto com a natureza.

Segundo o presidente da ABAV/AP, Elenilton Marques, a missão alcançou todos os seus objetivos. “A gente conferiu pessoalmente não apenas os atrativos, como também todas as dificuldades para se chegar lá, percorrer suas trilhas, conviver com os guardas-parque, para formatar um produto turístico, pois sabemos que a cada R$ 10 que o turista investe nessa viagem, R$ 7 ficam nas comunidades do entorno, e é isso que se espera dele, como medidas compensatórias”, diz.

 

Logística – O acesso ao Parque do Tumucumaque se dá através da BR-210, em Macapá, até a cidade de Serra do Navio, numa distância de 193 quilômetros. De lá, é preciso percorrer de voadeira (lanchas) um trajeto de 78 quilômetros até a Base do ICMBio (Instituto Chico Mendes da Biodiversidade), que é quem autoriza previamente os nomes dos visitantes.

Mais em YouTube.com/CleberBarbosa.

 


Deixe seu comentário


Publicidade