Turismo

IDA A MANCHESTER

Amapaenses no Velho Continente


CLEBER BARBOSA
EDITOR DE TURISMO

A ONU (Organização das Nações Unidas) elegeu 2012 como o ano de reconhecimento da contribuição do modelo cooperativo na promoção do desenvolvimento socioeconômico.Nada mais justo, já que o cooperativismo é um movimento que gera qualidade de vida para cerca de 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo. A cidade de Manchester, na Inglaterra, foi escolhida para abrigar a festa e o Amapá enviou uma delegação de empreendedores para lá, uma viagem encantadora.

Segundo o empresário amapaense Edir Pacheco, presidente do Sindicato das Empresas de Turismo do Amapá (Sindetur) e um entusiasta do cooperativismo por aqui também. “ O cooperativismo brasileiro integra mais de 30 milhões de pessoas. Todas são protagonistas de histórias de sucesso. A OCB, Sescoop e CNCoop atuam de forma sistêmica para o crescimento de 13 setores econômicos”, sustenta Pacheco.

Um dos destinos na viagem foi visitar a cidade de Rochdale, que foi reconhecida este ano como a capital mundial do cooperativismo. “Esta foi uma grande vitória para o movimento cooperativo mundial. Reconhecíamos Rochdale como a sede da primeira cooperativa do mundo, fundada em 1844, mas este reconhecimento não estava formalizado. Nada mais justo do que fazê-lo na véspera do Ano Internacional das Cooperaitvas”, disse Pacheco, que também é vice-presidente da Cred-Empresas-Ap.(Sistema SICOOB).

Delegação – A OCB/AMAPÁ, através do seu presidente Gilcimar Barros Pureza, esteve presente com uma comitiva de 10 representantes do cooperativismo amapaense. Na ocasião em que mantiveram vários contatos com outras mais de 50 cooperativas de mais de 35 países. Na abertura do evento estiveram presentes o atual, Mendes Ribeiro, e também o ex-ministro da Agriculta do Brasil Roberto Rodrigues, que foi homenageado no evento. O presidente da OCB/Brasil Marcio Lopes de Freitas também foi uma das expressões deste segmento presentes ao encontro.
No retorno ao Brasil o Conselheiro da OCB/AP Edyr Pacheco aproveitou a agenda para conciliar com a conclusão do curso de formação de crédito para conselheiros de administração do sistema de cooperativas de crédito do Brasil ofertado pela OCB/Brasil em Brasília, ocasião em que o presidente Marcio Freitas brindou os concluintes com uma viagem em 2013 para a Alemanha, num novo intercâmbio cooperativista que certamente contribuirá para o incremento do setor.

Liverpool, a famosa terra dos Beatles, destino certo

Nossos viajantes tucujus não poderiam deixar de fazer turismo no Velho Continente. E um dos destinos mais badalados em solo inglês é a cidade de Liverpool, considerada a “Terra dos Beatles”. É gelada e respira Beatles. Tudo gira em torno dos Fab4 em Liverpool, no noroeste da Inglaterra, há apenas 50 minutos de trem de Manchester. Contudo, diferente desta, a cidade de Jhon, Paul, Ringo e George é acolhedora mesmo no inverno. Para começar, a cidade fica logo na pontinha para o mar, o que confere um ar mais receptivo ao local. Não deixe de visitar o Albert docks, há várias lojinhas e museus gratuitos para serem aproveitados.

O destaque é o Tate Liverpool e o International Slavery Museum, ambos gratuitos. Caso você dê sorte e o tempo esteja bom e sem muito vento (ah, esse é outro detalhe, venta muito por lá essa época, muito mesmo), aproveite a vista do entardecer com uma volta na roda gigante. A vista para o mar e toda a cidade é perfeita! Também não há quem resista à tentação de reproduzir aquela foto na faixa de pedestres.

Ministério mostra em estandes aquilo que a agricultura brasileira tem

Na feira na Inglaterra, o Ministério da Agricultura do Brasil (Mapa) montou um estande institucional, onde cinco cooperativas agropecuárias tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos (café, mel, amendoim, arroz, cacau). As participantes eram a Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso (Cooparaiso/MG), a Cooperativa Nacional de Apicultura (ConapAP/MG), a Cooperativa Agroindustrial (Coplana/SP), a Cooperativa Arrozeira Extremosul (Extremosul/RS) e a Cooperativa de Produtos Orgânicos da Amazônia (Copoamo/PA).

De acordo com a coordenadora do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural (Denacoop), Aura Domingos, o evento abre oportunidades de negócios. “Vai proporcionar uma maior visibilidade para o movimento cooperativista”, frisou. Além disso, serão discutidos assuntos referentes ao cooperativismo mundial, discussões sobre gênero e uma avaliação do que foi de fato realizado durante ano de 2012, Ano Internacional das Cooperativas.

Na ocasião, também ocorreu a terceira edição da ICA EXPOCOOP, Feira Internacional de Cooperativas da Aliança Cooperativa Internacional (ACI). O diretor do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural, Erikson Chandoha, chefiava o grupo. A participação do Mapa na ICA EXPOCOOP 2012 é resultado da parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário (SDC) e a Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI), com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Também ocorreu um Workshop, com o tema “Gênero nas Cooperativas Brasileiras: desafios, oportunidades e o papel do Estado”.

NÚMEROS

– O cooperativismo tem se consolidado como fonte de renda e inserção social a um universo cada vez maior de pessoas.
– Em 2011, total de associados do Sistema OCB passou dos 10 milhões.;
– Em 2011, o segmento chegou a 4,7 milhões de cooperados, um crescimento real, já que em 2010, eram 4 milhões.
353.000
Número de vagas de empregos que são projetados para que o cooperativismo deva gerar no Brasil até o ano de 2016.


Deixe seu comentário


Publicidade