Turismo

MACAPÁ DE SÃO JOSÉ

Feriado prolongado faz moradores, autoridades e empreendedores do turismo voltarem atenções para o padroeiro e esperanças de retomar à vida, os negócios.


Cleber Barbosa
Editor de Turismo

 

O fotógrafo amapaense Manoel Raimundo Fonseca, o MR Fonseca, usou suas redes sociais no feriado prolongado pelo Dia de São José – o padroeiro dos amapaenses – para reverenciar o santo, mas também lembrar da grande expressão turística que monumentos relacionados a eles têm para o turismo local.

Vale lembrar que além da Pedra do Guindaste, ao lado do Trapiche Eliezer Levy, o maior monumento arquitetônico da cidade está ali ao lado e foi inaugurada num dia como o 19 de março: a Fortaleza de São José de Macapá, do ano de 1782. O resgate a essas tradições e valores pode ajudar a traçar planos e metas para a retomada do setor, pois os registros atuais são de incertezas e até prejuízos à cadeia econômica.

 

Paralisação – Poucos setores da economia sofreram tanto com a pandemia quanto o do turismo. Aviões no solo, ônibus nas garagens, hotéis fechados, atrações turísticas canceladas, pacotes suspensos foram as marcas de 2020. Na Braztoa, Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, as vendas caíram mais de 50% em relação aos R$ 19 bilhões apurados em 2019. A perda de empregos no setor é estimada em 1 milhão de vagas -incluindo funcionários diretos e indiretos de outras empresas que prestam serviços relacionados à atividade.


Deixe seu comentário


Publicidade