Turismo

MARACÁ E CUNANI

Artefatos foram produzidos pela artesã mazaganense Ezequiele Lima e permitem conhecer mais sobre sobre a cultura e a história do estado


Cleber Barbosa
Editor de Turismo

 

Três urnas que representam as culturas Maracá e Cunani complementam a nova identidade visual do Complexo Turístico da Beira Rio, recém-inaugurado pelo Governo do Estado, no Centro de Macapá. A ideia é atrair visitantes para conhecer um pouco mais sobre a arte, a cultura e a história amapaense e, ao mesmo tempo, beneficiar os empreendedores que trabalham no local. Com isso, a aposta é uma estratégia para dar tratamento de identidade cultural e assim um novo produto turístico para o estado.

Em frente à Praça de Alimentação Sabores do Amapá, está a urna Maracá masculina, e, em frente à Casa do Artesão, estão as urnas Maracá feminina, representando Oiapoque e Calçoene, ao lado sul; e a Cunani, representando a região de Mazagão, ao lado norte.

Tradição – As obras, produzidas pela artesã mazaganense Ezequiele Lima com argila branca, cera e tinta feita com o próprio barro, foram inspiradas nos artefatos originais, encontrados no século XIX, em sítios arqueológicos do estado, e reconhecidos como Patrimônio Cultural e Imaterial do do Amapá – foi por meio dessas peças e grafismos que essas civilizações deixaram sua marca, seus ensinamentos, modo de vida, valores, tradições e crenças. A artesã Ezequiele explica que seguiu à risca todos os detalhes originais dos artefatos. “Sinto-me honrada em ver minhas obras sendo expostas em frente ao complexo turístico, é gratificante poder representar a cultura indígena através da minha arte”, disse a artesã.


Deixe seu comentário


Publicidade