Turismo

NO TOPO DO MUNDO

Alpinista mapaense projeta culminar todos os cumes de 8.000 metros pelo mundo.


 

Cleber Barbosa
Editor de Turismo

 

Nascida em Macapá e hoje uma cidadã do mundo, a irrequieta Cleonice Pacheco Weidlich, conhecida como Cléo, ganhou esse sobrenome estrangeiro ao se casar com um alemão, mas hoje é radicada nos Estados Unidos. E foi o passaporte americano que deve ter ajudado a abrir as portas para um antigo sonho como alpinista: conquistar todos os 14 picos superiores a 8 mil metros.

O maior e mais famoso deles foi vencido na primavera de 2010, quando ela culminou o Everest, com seus 8.848 metros, tornando-se uma das primeiras brasileiras a realizar o feito.

Na verdade, Cléo quis ir ainda mais longe quando conquistou o Everest e lançou-se a um ‘double-header’, ao também tentar escalar monte o Lhotse (8516m), porém sem cume.

 

Destaque – Mas a amapaense Cléo Pacheco passou por dificuldades até o reconhecimento de seus feitos, mesmo como “cidadã americana”. Segundo o blogueiro e alpinista Pedro Hauck, um dos primeiros a acreditar – e creditar – a ela grandes conquistas. “Até então, ninguém sabia que ela era brasileira, nem eu mesmo. Mas como eu me identifiquei como brasileiro, respondeu em português. Foi aí que a – então desconhecida – Cleo passou a ser notada no Brasil, após eu ter publicado artigos sobre ela”, diz o jornalista brasileiro.

 


Deixe seu comentário


Publicidade