Turismo

OBSERVAÇÃO DE BOTOS

Passeios de barco pelos rios do Amapá ganham o incremento de poder até tocar na cabeça dos “primos” dos golfinhos, da espécie Tucuxi.


Cleber Barbosa
Editor de Turismo

 

Costuma-se dizer que os botos são os primos dos golfinhos. Na prática, os botos são os golfinhos dos rios, já que golfinhos vivem no mar. E pelo mundo afora é grande o poder de atrair a atenção de turistas do chamado segmento do turismo náutico.

Na Amazônia, é grande a procura pela observação dos botos e agora essa é uma realidade também no Amapá, onde já são organizados passeios regulares para a contemplação deste seres especiais, carismáticos, brincalhões e muito espertos.

O guias de turismo apontam um santuário de golfinhos amazônicos, bem na Foz do Rio Pirativa, na margem direita do Rio Matapi, no município de Santana, distante cerca de 20 quilômetros da capital do estado, a cidade de Macapá.

 

Depoimento – O bacharel em Direito Claudino Dias, 53, já fez vários passeios com grupos de amigos e da própria família a bordo de embarcações regionais e até um catamarã que marcou época ao promover os passeios na modalidade “River Tour”. Ele diz que esse é um verdadeiro achado que pode incrementar o turismo receptivo no Amapá. “Primeiro devemos motivar as pessoas que moram no Amapá a conhecerem o que o nosso Estado tem de belo. Depois tem os turistas estrangeiros que vivem à procura de novas atrações e isso a gente tem de sobra é só promover”, ensina Dias.


Deixe seu comentário


Publicidade