Turismo

OIAPOQUE FAZ 74 ANOS

Fronteira de portas abertas ao turismo


CLEBER BARBOSA
EDITOR DE TURISMO

Uma programação diversificada marca a semana de aniversário de 74 anos do município de Oiapoque, na fronteira do Brasil com a Guiana Francesa. Foram inúmeras iniciativas para destacar a importância da cidade que tem como slogan “Aqui começa o Brasil”, com destaque para a qualificação e capacitação de moradores e empreendedores de todos os portes para atender a vocação turística com esse lugar falado em todo o Brasil mas ainda longe de se tornar um destino turístico consolidado, daí a relevância de iniciativas como essas.

Foram diversos parceiros que estiveram ombreados com a Prefeitura de Oiapoque para levar adiante as comemorações. O Governo do Estado, por exemplo, promoveu uma Feira de Artesanato, através de parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), que cedeu 48 barracas, 3 tendas, caminhão baú para o transporte de peças artesanais e apoio logístico para o evento.

Calendário

A feira está inserida no calendário anual da Sete, que, pelo segundo ano consecutivo, participa do evento com as tendas e barracas adquiridas com recursos da Agência de Fomento do Amapá (Afap), através do Fundo de Apoio ao Microempreendedor e ao Desenvolvimento do Artesanato do Amapá (Fundmicro). “O objetivo do Estado é fomentar a economia e criar oportunidades de emprego e renda aos empreendedores individuais, artesãos, microempreendedores e outros segmentos que atuam em Oiapoque”, afirmou a secretária do Trabalho e Empreendedorismo, Marcella Chesca.

Negócios
Ainda nessa pegada voltada ao empreendedorismo, o Sebrae-AP levou para Oiapoque a Semana do MEI (Microempreendedor Inidividual). Com programação gratuita, microempreendedores individuais e empresários podem participar de palestras, oficinas e seminários para melhorar o seu negócio, além de orientação empresarial sobre gestão, inovação, finanças, obrigações e benefícios do Microempreendedor.

Pesca
A Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura,montou estande com exposição de artefatos de pesca e também com degustação da gastronomia local, à base de peixe.

 

Iniciativas para coibir a exploração sexual


A festa de aniversário contou ainda com práticas esportivas, dentre eles um torneio de xadrez e, claro, uma partida de futebol bastante concorrida entre as seleções de Oiapoque e Calçoene, município vizinho mais próximo, o primeiro em direção à capital do Estado, na BR 156. Também houve a escolha da Miss Oiapoque 2019, com quatro belas candidatas.

No campo social, aconteceu o Casamento Comunitário, iniciativa que regularizou o relacionamento de diversos casais da cidade. O evento aconteceu na Assembleia de Deus a Pioneira e foi organizado pela Secretaria Municipal de Ação Social e Trabalho.

Mas também teve ações pelo Dia Mundial de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A Secretaria de Trabalho e Assistência Social, por meio dos Equipamentos CREAS e CRAS, realizou o evento denominado “Faça Bonito”, nas dependências da Igreja MAR. A prefeita Maria Orlanda, esteve presente e levou uma mensagem a todos os participantes, assim como o presidente da Câmara Municipal, José Nazareno Rodrigues.


Deixe seu comentário


Publicidade