Turismo

PARQUE DO TUMUCUMAQUE ABERTO AO TURISMO

A maior unidade de conservação do planeta vem recebendo cada vez mais visitantes e se consolida como atração turística


Foto: Amapá EcoCamping

 

Cléber Barbosa
Editoria de Turismo

 

A notícia de que o Amapá abriga o maior parque florestal do planeta ganhou o mundo desde 2002, suscitando um efeito cascata sem precedentes, a chamada mídia espontânea, como gente do mundo todo querendo saber mais – e querendo visitar – o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, cuja maior parte fica em território amapaense.

De uns tempos para cá, isso passou a ser possível de se fazer. Com ações que visam otimizar o uso público do Parque, valorizando a conservação e abrindo espaço para geração de emprego e renda por meio do turismo ecológico.

A equipe da unidade, juntamente com comunitários do entorno dele, realizam diversas ações em campo de sinalização e manutenção de trilhas. As trilhas têm níveis de acesso moderado a muito difícil. Inicialmente, foi sinalizada a Trilha da Copaíba, localizada na base Jupará. O visitante poderá percorrer a distância de 2,2 quilômetros e conseguirá desfrutar da Corredeira do Jenipapo, localizada no Rio Felício.

 

Contemplação – O turista poderá usufruir das corredeiras e da vegetação de várzea, mata ciliar, bosques, com possibilidade de avistamento de animais silvestres e de diversas espécies de árvores únicas da Amazônia (como copaíba, andiroba, angelim, entre outras), proporcionando uma experiência única para quem gosta de se aventurar na natureza. As trilhas têm poucas intervenções e um grau de rusticidade elevado e a sinalização está de acordo com o Sistema Nacional de Sinalização de Trilha em Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

 


Deixe seu comentário


Publicidade