Turismo

PESCA ESPORTIVA NO AMAPÁ

Atividade incentiva a cultura, o turismo e a preservação dos recursos naturais nos municípios de Amapá.


 

Cleber Barbosa
Editor de Turismo

 

O governador Clécio Luís sancionou a lei nº 3.014 que inclui no calendário de eventos culturais do estado, o Torneio de Pesca Esportiva na Região dos Lagos, onde se localiza os municípios de Amapá, Pracuúba e Tartarugalzinho. A lei foi sancionada esta semana e a expectativa é ajudar no incremento do turismo local.

A lei prevê que o torneio seja realizado durante os eventos culturais de cada município e com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com entidades representativas do setor pesqueiro.

A pesca esportiva na região incentiva a valorização da cultura local, o turismo sustentável e a preservação dos recursos naturais, bem como fomenta o esporte da pesca entre os moradores e visitantes da região.

A modalidade faz o uso de técnicas que não causam danos ao ambiente e devolvem os peixes ao seu habitat natural. Segundo o diretor de planejamento da Setur, Gabriel Flores, a pesca esportiva é uma forma de turismo que atrai muitos viajantes que buscam lazer e contato com a natureza.

 

Comunidades – Durante a programação do torneio, serão promovidas ações de educação ambiental para conscientizar os participantes sobre a importância da preservação dos ecossistemas aquáticos. “Com a lei, a Setur busca criar um padrão para replicar a atividade nas outras regiões do estado, criando assim um Circuito Estadual de Pesca Esportiva para colocar o Amapá definitivamente no radar dos pescadores esportivos”, conta o diretor.

Em paralelo ao evento, a Setur pretende levar capacitações com o objetivo de preparar a mão de obra local para receber turistas, além de criar um festival gastronômico durante o torneio de pesca, com feira de artesanato e programações culturais.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade