PLANETÁRIO PODE AJUDAR O TURISMO CIENTÍFICO
Inicialmente utilizada como ferramenta pedagógica e educacional, pode despertar a formação de plateia e atrair visitantes ao Meio do Mundo!

Cléber Barbosa
Editoria de Turismo
Durante o segundo dia da 6ª Mostra Científica, Cultural e de Tecnologia da Escola Estadual Maria do Carmo Viana dos Anjos (MoCiCuT), em Macapá, o planetário móvel do Governo do Amapá se destacou entre os estudantes, que buscaram conhecimentos sobre ciência e astronomia de forma divertida, interativa e acessível.
O projeto, coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec), entra para um segunda fase na sua atuação nas escolas estaduais. A iniciativa será adaptada conforme o que cada escola está desenvolvendo ao longo do ano em suas programações e reuniões pedagógicas, quais temas e conteúdos podem ser melhor abordados com o apoio do planetário. Eles usam isso para definir quais filmes e simulações serão exibidos.
Embora o projeto tenha cunho educacional, há quem acredite que a formação de plateia poderá ajudar a impuulsionar o turismo científico para o Amapá. Pela localização geográfica diferenciada do Amapá, onde a capital é a única cortada pela Linha do Equador, representa um fator diferencial para atrair ainda mais visitantes para o estado, para sentir a sensação de estar literalmente no “meio do mundo”.
Depoimento – A aluna Luane Beatriz, de 11 anos, afirmou ter se sentido muito confortável durante a sessão de conhecimento no planetário móvel. A estudante destacou que, ao aprender mais sobre o universo, o projeto contribuiu significativamente para seu conhecimento sobre astronomia. “Parece que a gente está mesmo no espaço. É muito legal ver o universo assim. Lendo os livros, eu não tinha noção da grandiosidade da astronomia. Com certeza, essa experiência contribuiu muito para o nosso aprendizado”, destacou a aluna.
Deixe seu comentário
Publicidade