Turismo

POR UM TURISMO LEGAL

Reabertura dos pontos turísticos do Amapá marca a retomada econômica, mas também o combate ao improviso, ao informalismo e por que não dizer a pirataria que põe em risco a integridado dos visitante e a imagem do setor.


Cleber Barbosa
Editor de Turismo

 

O setor do turismo do Amapá já vive a tão aguardada retomada, com a reabertura dos principais pontos turísticos do estado. Mas o período também está sendo marcado por uma campanha encabeçada pelo Sindicato dos Guias de Turismo do Amapá (SINGTUR-AP), denominada “Seja um turista legal”, que consiste em orintar os visitantes a buscar sempre o assessoramento de um profissional devidamente habilitado e credenciado pelos órgãos de controle.

Entre esses organismos, estão a EMBRATUR (Empresa Brasileira de Turismo), a SETUR-AP (Secretaria Estadual do Turismo) e a FUNTUR (Fundação Municipal de Turismo). Além dessas, que se dê preferência aos agentes de viagem filiados à ABAV-AP (Associação Brasileira das Agências de Viagem).

 

Riscos – Para Claudomir Fagundes, que preside o SINGTUR-AP, existe uma preocupação com o que ele define como pirataria atuando nos setor. “São pessoas que se arvoram a guiar turistas, sem a devida qualificação, com improvisos e cobrando valores irrisórios que além de colocar em risco a integridade dos visitantes ainda põem em xeque a imagem de todo o setor, uma cadeia produtiva que engloba mais de 50 atividades econômicas. A campanha tem distribuído material informativo num trabalho educativo e de esclarecimento popular.


Deixe seu comentário


Publicidade