Turismo

PROFISSIONAIS DO TURISMO SE REGULARIZAM NO AMAPÁ

Registros no Cadastur é maior que o total alcançado em todo o ano passado


 

Cléber Barbosa
Editoria de Turismo

 

O Amapá registra o aumento do número de profissionais do setor regularizados no Cadastro de Prestadores de Serviço Turístico (Cadastur). Somente no primeiro semestre deste ano, a taxa ultrapassou mais de 20% do total de registros de 2022. Desde janeiro, o Governo do Amapá atende, orienta e incentiva os trabalhadores a se regularizarem na plataforma.

O Cadastur é uma ferramenta nacional que promove o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços no Brasil. De acordo com a secretária de Turismo (Setur) Anne Monte, o site também disponibiliza aos turistas ferramentas seguras de pesquisa para locais e serviços variados, como rede hoteleira, bares e restaurantes. “É uma evolução considerável de janeiro até agora, alcançada pelo novo Governo. Em 2022, os dados apontavam 267 cadastros durante todo o ano. Já este ano, foram mais de 320 registros em poucos meses”, destacou a secretária.

Anne Monte acrescentou, ainda, que as informações contidas no Cadastur também permitem que o Governo do Estado desenvolva políticas públicas mais eficazes para o setor.

 

Tutorial – O cadastramento é gratuito e obrigatório para empresas de hospedagem; agências de turismo; transportadoras turísticas; organizadoras de eventos; parques temáticos; acampamentos turísticos e guias de turismo. Para fazer o cadastro, acesse https://cadastur.turismo.gov.br/hotsite/#!/public/capa/entrar.

A reportagem do Diário do Amapá apurou ainda que ao preencher o formulário eletrônico e assinar o Termo de Responsabilidade Eletrônico, o resultado sai em até cinco dias. O documento que assegura a regularidade dos serviços é válido por dois anos no caso das pessoas jurídicas, e cinco anos para os guias de turismo.

 


Deixe seu comentário


Publicidade