Turismo

ROTA MACAPÁ/ALENQUER

Turistas descobrem um paraíso natural


CLEBER BARBOSA
EDITOR DE TURISMO

O concorrido quadro “Tô de Folga”, do Jornal Hoje (Rede Globo) mostrou como dica de viagem o município de Alenquer, no Pará, onde existe uma cachoeira que é um verdadeiro cartão-postal para a região amazônica. Mas muitos turistas amapaenses já descobriram esse paraíso intocado, organizando grupos para acessar de carro o local pela BR 156, no trecho entre Macapá e Laranjal do Jari. Lógico que enfrentar os quase 1.000 quilômetros é para quem curte esse tipo de aventura, mas é possível acessar esse destino de um jeito mais prático, pois há voos regulares para Santarém, cidade vizinha e referência na região.

002
Para o empresário Cláudio Picanço Carneiro, embora seja uma aventuda chegar lá de carro, os dias na pousada Vale do Paraíso valeram muito a pena, pois tem boa comida e muita tranquilidade. “Só dá vontade de sair da rede pra comer ou para tomar banho na cachoeira”, derrete-se o turista amapaense.

Como chegar
003A principal cidade da região é Santarém, é de onde deve-se partir para Alenquer. Para chegar em Santarém há opções de barcos e vôos diários de Belém e Manaus, portanto os turistas do Amapá devem fazer uma escala na capital do Pará. De Santarém à Alenquer existem barcos diários – uma lancha rápida partindo às 16 horas com 2:30 horas de viagem e barco de linha partindo às 20 horas, com duração de 6 horas de viagem.

De Alenquer para o Vale existem opções como ônibus até a parada de onde se conduz os hóspedes até a pousada ou táxi fretado a partir de Alenquer. Indo com automóvel próprio, deve-se pegar uma balsa que parte de Santarém às 14 horas com duração de 3 horas de viagem. O desembarque acontece em Santana do Tapará que fica a 140 km do Vale. O caminho a seguir é através do Ramal do Cuamba, entrando no MuruMuru (aproximados 50 km da balsa) e seguindo placas para Alenquer até alcançar a rodovia PA (aproximados 60 km). Entrar nesta à direita e seguir até a primeira placa que indica ‘Vale do Paraíso’ (aproximados 30km). Desta placa até a entrada da pousada são 14 km. Chegando na entrada do Vale, há uma trilha a pé até a pousada. Oferecem serviços de transporte de bagagens – sob agendamento.

O Diário do Amapá levantou telefones muito úteis para quem ficou interessado em colocar esse destino na sua próxima viagem. Camila Transportes (Balsa) 93 – 3522-1794. Lancha Rápida 93 – 3063-0881 ou 93 – 8111-0597. Oferecem também serviços de translado do porto até a pousada.

 

Tamanha exuberância fez surgir o ‘Vale do Paraíso’
005O Vale do Paraíso é a junção de três lindíssimas cachoeiras, refúgio de antigas tribos indígenas, que se situa a 58 km da cidade de Alenquer no Estado do Pará, coração da Amazônia brasileira. Um vale formado pela extinção de um rio, que com o tempo foi se transformando em um igarapé de águas cristalinas que corre sobre lápides de pedra e caem esplendorosamente formando diversas cachoeiras.

Destacando-se as cachoeiras do Paraíso (12 metros de queda), Véu da Noiva (18 metros de queda com poço próprio para mergulho com lanterna), e Preciosa (35 metros de queda livre, ideal para prática de rapel). Os amantes dos esportes de aventura certamente são os que mais curtem essas práticas por lá.

Vale de belezas naturais, uma reserva florestal que impressiona pela sua paz e integração ecológica entre o homem e a Floresta Amazônica. Rico em vida vegetal e animal, local próprio para aventuras como: trilhas na selva , passeios ecológicos, noites na mata, mergulho e rapel. Também ideal para ler, descansar e aproveitar bons banhos massageantes nas cachoeiras.

 

Outros bons motivos para se visitar a cidade paraense de Alenquer
006
A pequena cidade do interior paraense conta com muitas belezas naturais. Dentre elas, destacam-se as cachoeiras do Vale do Paraíso (Véu de Noiva, de 25 metros; Preciosa, de 35 metros; e Cachoeira Paraíso, de 12 metros). Esta última, por conter infraestrutura para atendimento turístico, é muito visitada pela população e por turistas que lá visitam. Alenquer também conta com uma formação rochosa erodida pelo vento, que esculpiu gigantescas figuras, onde povos primitivos fizeram inscrições e desenhos até hoje não decifrados. E a Cidade dos Deuses, que fica a 45 km do centro da cidade. Trata-se de um sítio arqueológico conhecido e explorado por excêntricas formações rochosas esculpidas pelo vento, a Cidade dos Deuses é um dos principais cartões postais de Alenquer e fica localizada a 45 quilômetros do centro da cidade.

Padroeiro
O município de Alenquer, no oeste paraense, completou 134 anos em junho passado. Com uma população de 53 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Alenquer se destaca por suas belezas naturais, mas também por um calendário cultural que destaca a Festa de Santo Antônio, no mês de junho, uma grande atração na cidade. Nos 13 dias (de 1º a 13 de de junho) da festa alenquerense, há grande número de visitantes na cidade, com celebrações religiosas, culturais e shows musicais. Durante os 13 dias de festividade, se intensifica o fluxo de visitantes, movimentando a oferta de serviços básicos de turismo do local, como serviços de hotelaria, alimentação, transporte e outros serviços complementares. Os turistas podem conhecer a história e cultura de Alenquer por meio de artesanato, pintura, fotografia, música, livros e poesia. Hotéis e pousadas, somam em torno de 166 leitos.

CURIOSIDADES

– O Restaurante do Vale do Paraíso é uma atração a parte pela bela localização à margem do riacho e por proporcionar uma vista privilegiada da cachoeira do Paraíso.

– Além de receitas especialmente preparadas, o espaço conta também com sistema de som e TV para propocionar ótimos momentos aos hóspedes e visitantes.

58 Km
Distância da pousada até a sede de Alenquer (PA).


Deixe seu comentário


Publicidade