Turismo

TRILHOS SEM TREM

Documentaristas percorrem a pé quase 200 quilômetros para registrar o estado de abandodo na histórica Estrada de Ferro do Amapá (EFA).


Cleber Barbosa
Editor de Turismo

 

Na maior aventura de suas vidas, os amigos Rosivan dos Santos e Luiz Fernando Soares decidiram ir a pé entre Santana (AP) e Serra do Navio (AP), no coração da floresta amazônica, para documentar o atual estágio de abandono da Estrada de Ferro do Amapá, uma ferrovia histórica responsável por colocar o Amapá no mapa da mineração mundial nas década de 1950.

O projeto surgiu por acaso, a partir de uma provocação pelas redes sociais, levando o diretor [Rosivan] da produtora de vídeo Cia. North Videos a planejar a viagem e partir em busca de quem topasse lhe fazer companhia. Depois de ouvir questionamentos sobre sua sanidade mental, um militar [Luiz Fernando] do corpo de bombeiros aceitou o convite para pegar a estrada – ou o que sobrou dela.

 

Uma série – Entre idas e vindas, a viagem consumiu um pouco menos de um mês, para percorrer os 193 quilômetros, estação por estação, comunidades, pontes e muitas histórias para contar. “Foram muitas imagens, a maioria chocante, impactante, então decidimos ir soltando na íntegra, em episódios semanais”, conta Rosivan. Os primeiros episórios da série estão disponíveis no canal deles no YouTube, com o nome Cia. North Filmes. Vale a pena!


Deixe seu comentário


Publicidade