Turismo

UM TURISMO VIRTUAL

Para atrair internautas ao Amapá


CLEBER BARBOSA
EDITOR DE TURISMO

Que o Amapá é um destino turístico ainda a ser consolidado todo mundo já sabe, daí a importância de iniciativas como a de um grupo de empreendedores locais que foi para as redes sociais da internet divulgar o estado, para suscitar a curiosidade dos internautas em conhecer o torrão mais preservado do país. Batizado como “Amapá Eco Camping”, trata-se de um blog bem transado recheado de fotografias e boas informações turísticas, como dicas de passeios, locais e horários de visitações. A empresa organiza o receptivo.

A estratégia é usar de “palavras-chave” para canalizar eventuais pesquisas de internautas na web, relacionadas a novos destinos turístico na Amazônia. “Planejamos e coordenamos viagens que proporcionam o contato do ser humano com santuários ecológicos extremamente conservados e de rara beleza cênica. Onde além do contato com o meio natural, há sempre a vivência cultural com os povos amazônicos que vivem nessa dinâmica de conciliar a conservação dos recursos naturais com alternativas de emprego e renda”, diz o diretor Victor Hugo Araújo.

Registros
Mas a interação com os internautas não para só no blog. Existe um web site e até um canal no YouTube, onde as aventuras com grupos de turistas em visita ao Amapá são reunidas para dar ainda mais credibilidade às informações contidas na folheteria que promove os pacotes receptivos. “É como se diz atualmente, se não está na internet não está no mundo”, brinca o empreendedor, numa alusão a um antigo brocardo dos operadores de direito, que diz: “O que não está nos autos não está no mundo”.

Falando ao Diário do Amapá, o diretor explica que a ideia surgiu a cinco anos, com o projeto de abrir uma agência de viagem especializada em organizar receptivos a turistas que visitam Macapá. “Então para isso decidimos usar a internet para disseminar ainda mais informações sobre o nosso estado, pois muita gente desconhece o que temos a oferecer por aqui”, diz o executivo.

Numa rápida visita ao portal deles na web, a gente encontra a argumentação utilizada. “Você que sonha em conhecer os aspectos culturais e ambientais da Amazônia com conforto e segurança tem essa ótima opção. Não perca tempo, entre em contato agora com a gente e venha conhecer de perto o que a Amazônia tem de tão incrível”, diz o texto que justifica um dos pacotes. O grupo esteve na última reunião do Conselho Consultivo do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, relatando as expedições que organizam.

Rivertour pelo maior rio do mundo é a pedida

O rio Amazonas é sem dúvidas o principal atrativo natural do Estado do Amapá. Quem visita Macapá, capital do Estado não pode deixar de ir até Santana, município vizinho que fica a vinte minutos para pegar um barco e navegar no maior rio do mundo.
O passeio de barco no rio Amazonas tem a duração de aproximadamente 2 a 4 horas dependendo do roteiro escolhido pelos turistas, o mais tradicional é o que segue sentido a paradisíaca lha de Santana, que apresenta muitos atrativos naturais e culturais onde é possível conhecer de perto o estilo de vida das comunidades ribeirinhas que vivem e constroem suas casas às margens do rio, dando uma beleza especial ao local. A fauna também se mostra bastante presente no passeio, a visualização de garças é bastante frequente e a flora encanta com diversas árvores, os açaizeiros são as mais visíveis e dão um toque especial no ambiente.
“Por sorte é possível visualizar algum boto passeando com tranquilidade no rio ou conhecer de perto como é a pesca de camarão e peixe, prática comum na região”, diz Vitor Hugo. Uma coisa é certa, navegar no rio Amazonas é um privilégio, então é só tomar a decisão de visitar o Amapá e confiar nas dicas.

Pacote inclui visitar os principais pontos turísticos de Macapá em até três dias

“Conheça os principais pontos turísticos de Macapá em 3 dias”. Essa é uma das sugestões do Amapá Eco Camping para comvencer o turista a permanecer na capital do Amapá por um curto, mas intenso período de visitações. “Nesta postagem elaboramos um roteiro para auxiliar seu planejamento de viagem. Assim aproveitando melhor sua visita a capital amapaense”.

Roteiro
“No primeiro dia, a partir das 8 horas, inicie o passeio pelo centro da cidade onde encontra-se a Igreja São José, Museu Joaquim Caetano e Teatros das Bacabeiras. Depois, siga sentido rio Amazonas onde estão a tradicional praça do coco, a Fortaleza de São José de Macapá, trapiche Eliezer Levy, Casa do Artesão. No almoço, a orla tem várias opções de restaurantes que oferecem cardápios variados. Durante a tarde tire o tempo livre para visitar o Museu Sacaca e o Monumento Marco Zero do Equador.
O segundo dia pode ser dedicado a Unidade de Conservação de uso sustentável, APA do Rio Curiaú, distante aproximadamente 18 km do centro de Macapá. No verão, o banho de rio é o grande atrativo. Mas durante todo o ano é possível visualizar paisagens incríveis e conhecer um pouco o estilo de vida local, que mantém viva a cultura do Marabaixo.
Terceiro e último dia é dedicado ao maravilhoso passeio de barco no rio Amazonas. Para realizar o passeio é preciso deslocar-se aproximadamente 26 km até um dos portos do município de Santana. O Passeio tem a duração de aproximadamente 4 horas dependendo do roteiro escolhido. Na volta é super indicado uma parada na Praia da Fazendinha para apreciar o tradicional camarão no bafo”.

CURIOSIDADES
– Maior biodiversidade do planeta terra, a Amazônia desperta a curiosidade e interesse de turistas do mundo inteiro. No ‘Pacote Áreas Protegidas da Amazônia’, apresenta 4 unidades de conservação de grandes relevância ecológica e belezas cênicas, onde o ecoturismo é uma atividade permitida e desejável para se atingir seus fins de criação.
– Para contratar os serviços e pacotes de viagens, guia de turismo e transportes entrar em contato com o grupo no e-mail p.ecocamping@gmail.com
95%
Percentual de conservação da cobertura vegetal.


Deixe seu comentário


Publicidade