UMA CHANCE AO TURISMO
Amapá é destaque no setor com inclusão de Tartarugalzinho no Mapa do Turismo Brasileiro

Cleber Barbosa
Editor de Turismo
O Amapá continua a expandir sua presença no setor turístico nacional e sua mais recente conquista foi a inclusão de mais um município, Tartarugalzinho, no Mapa do Turismo Brasileiro. A atualização, realizada semanalmente pelo Ministério do Turismo, fortalece a visibilidade do estado como destino turístico estratégico.
Atualmente, o estado conta com seis municípios no mapa: Laranjal do Jari, Macapá, Oiapoque, Pedra Branca do Amapari, Tartarugalzinho e Vitória do Jari. Além disso, é representado por cinco regiões turísticas, como Cabo Orange, Lagos e Pororocas, Meio do Mundo, Tumucumaque e Cachoeiras e Vale do Jari.
“A presença dos nossos municípios no Mapa do Turismo Brasileiro demonstra a representatividade turística do Amapá e abre novas oportunidades para investimentos e crescimento econômico. Estamos trabalhando para fortalecer a infraestrutura e atratividade dos nossos destinos”, afirmou a secretária de Estado do Turismo, Syntia Lamarão.
Mapa do turismo – O mapa é um instrumento do Programa de Regionalização do Turismo que define a área (recorte territorial) a ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério do Turismo no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas. Além disso, os municípios são categorizados no intuito de identificar o desempenho da economia do setor nos municípios, a partir de cinco variáveis cruzadas em uma análise de cluster. Elas deram origem a cinco categorias (A,B,C,D e E) diretamente relacionadas à economia do turismo.
O município de Tartarugalzinho está localizado a 230 quilômetros da capital, Macapá, com acesso por um trecho todo asfaltado da BR-156. Foi criado pela Lei nº. 7.639, de 17 de dezembro de 1987 e fica na região central do Amapá. Possui população estimada em 15.212 habitantes e uma área de 6.742 km².
Deixe seu comentário
Publicidade