Turismo

VACINE-SE E EMBARQUE

Entidade máxima das companhias aéreas defende a rebertura das fronteiras, mas a vacinação compulsória dos passageiros.


21/02/2020 REUTERS/Kham

Cleber Barbosa
Editor de Turismo

 

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) anunciou que está em vias de lançar um documento digital que irá apoiar a reabertura das fronteiras. Segundo a entidade, que representa 290 companhias – mais de 80% do tráfego aéreo mundial – a criação do IATA Travel Pass possibilitará compartilhar informações de saúde dos viajantes entre governos, companhias aéreas e laboratórios.

Isso incluiria os resultados de testes RT-PCR exigidos atualmente e, num futuro próximo, o comprovante de vacinação para a covid-19. A IATA quer lançar o documento no primeiro trimestre de 2021.Os passageiros poderão criar um “passaporte digital” para guardar certificados de teste e vacinação e compartilhá-los com companhias aéreas e autoridades alfandegárias.

 

Obrigatoriedade

O documento que a IATA deve instituir vem acompanhado por uma movimentação do setor aéreo que promete causar polêmica: a obrigatoriedade do passageiro apresentar antes de embarcar um comprovante de vacinação para covid-19, assim que o imunizante estiver disponível em escala global. A companhia aérea Qantas foi a primeira a anunciar que vai recusar a bordo quem estiver no exterior rumo à Austrália e não comprovar ter tomado a vacina.


Deixe seu comentário


Publicidade