Turismo

VIAGEM DE CARRO

Especialista dá dicas para quem vai aproveitar o feriadão na estrada


C om a aproximação do feriado da Páscoa, há quem já tenha planejado pegar a estrada e aproveitar a folga pelas cidades do interior do estado. Para assegurar que tudo dê certo, é importante também planejar um check-up do veículo que irá conduzir a viagem. A pedidos, um especialista preparou uma lista de cuidados para que seu feriado não se transforme em dor de cabeça.

Trata-se do engenheiro químico e de segurança do trabalho da Atem, Eliomar Oliveira. Ele ressalta que, independente do trajeto, se longo ou curto, todo condutor deve fazer uma revisão geral no veículo, antes de pegar a estrada, garantindo que o percurso ocorra sem imprevistos indesejáveis que impactem em sua segurança ou em seu bolso. Confira os itens mais importantes em uma revisão geral:

Pneus: Pneus calibrados reduzem o atrito do carro com o solo e isto também ajuda na eficiência do contato do pneu com o asfalto, gerando economia de combustível.
Combustível:  Deve-se bastecer em postos que possuam controle de segurança nos seus produtos, contribui para garantia de uma boa viagem.

Freio: Caso o fluido do freio, por exemplo, não esteja no nível correto ou se houver algum vazamento, o freio pode ser extremamente prejudicado. Por isto, Eliomar Oliveira pede muita atenção para este item durante a revisão do carro.

Óleo: A revisão do óleo é outro aspecto importante para todo condutor realizar, pois traz impactos diretos no funcionamento do motor, evitar que o líquido não fique abaixo do valor mínimo indicado

Kit de Segurança:  É importante que o condutor verifique se o kit de segurança, ou kit do estepe, esteja completo. Ou seja, deve conter um triângulo, um macaco e uma chave de roda, além do pneu reserva.


Deixe seu comentário


Publicidade