Turismo

VOLTA PELO CONTINENTE

Casal inclui Oiapoque na rota de viagem

Compartilhe:

CLEBER BARBOSA
EDITOR DE TURISMO

Apaixonados por viagens – e agora um pelo outro – o casal Rodrigo Junqueira e Ana Biselli, ele mineiro e ela paranaense, decidiu que poderia turbinar esse ponto em comum organizando uma volta pelo Continente, juntos e misturados. Sim, a rota e o mote da viagem consiste em mergulhar nas rotinas, nas culturas e nas maiores características dos destinos visitados, com destaque para uma passagem marcante pelo Amapá, numa rota entre Macapá e Oiapoque, e seguir pelo Platô das Guianas e Caribe. Eles são os personagens deste domingo da promoção “Minha Viagem Inesquecível” do caderno de Turismo do Diário do Amapá.

O projeto
Batizado como “Projeto 1000dias”, o roteiro foi todo planejado com investimento próprio, pois não é apenas uma viagem. “É um sonho que construímos juntos e estamos conseguindo realizar. Este sonho foi crescendo e junto dele o interesse por divulgar e compartilhar com todos aqueles que têm sonho parecido com este”, diz Rodrigo. Durante este planejamento encontraram alguns parceiros que resolveram acompanha-los no projeto, acreditando e apoiando com equipamentos e divulgação. “Sem dúvida estes apoios fazem esta viagem ainda mais especial”, diz Ana.


No Amapá

No diário de viagem do casal aventureiro, um registro da passagem pelo estado em março de 2011, quando fizeram a viagem de carro entre Macapá e Oiapoque. Informações e observações sobre os lugares visitados e o estado de conservação da estrada, a BR 156. Em Oiapoque, encontraram a ponte binacional ainda em obras e depararam-se com as agruras de quem pensa em fazer turismo na Guiana Francesa. Chamaram inclusive a experiência de uma forma surpreendente. “Depois do ‘terrorismo’ de ontem, de que seria impossível passar com o carro, começamos cedo nossa maratona. Café da manhã às 07:30, com vista para o rio Oiapoque e para a Guiana Francesa, lá do outro lado, nos deram a inspiração necessária”, escrevem.

Entidade
A Brazilian Adventure Society é a uma Associação composta por aventureiros e por todos aqueles que se identificam com a aventura como estilo de vida. Incentiva, apoia e divulga Aventuras que busquem novos conhecimentos e aprimoramento do ser humano, tendo como princípio o respeito à natureza e à cultura local e sejam planejadas de forma segura, social e ecologicamente correta.

 

A história de uma paixão em comum por viajar


Foi a paixão por viagens que primeiro atraiu o casal. Ao ouvir a Ana contar sobre sua viagem para a Indonésia para uma amiga, o Rodrigo quis conversar com aquela moça falante que treinava natação no mesmo horário que ele, na Academia Sion. Dessa primeira conversa, nasceu uma amizade, que virou namoro, que virou várias viagens, que virou casamento.

Rodrigo Junqueira: Mineiro de Belo Horizonte, 45 anos, economista e viajante. Trabalhou no mercado financeiro, em São Paulo, onde ficou até 98, ano em que iniciou uma grande viagem pelo mundo. Em 2002, fixou-se em Curitiba, onde trabalhou no mercado de energia. Casou-se em 2009 com a Ana e juntos realizaram esta grande viagem através das Américas.

Ana Biselli: Curitibana, 33 anos, publicitária e viajante. Curiosa e aventureira desde os 19 anos está na estrada já viajou pela China, Sudeste Asiático e Europa. Depois de 12 anos no mercado publicitário e na indústria de tecnologia, resolveu tirar um período sabático para realizar o maior dos seus sonhos.

 

Desafio de cruzar um Continente que vai do calor do mar ao frio da montanha


Uma viagem de 1400 dias que desbravou todo o continente americano em busca de diferentes culturas, paisagens únicas e experiências incríveis nos mais diferentes cenários existentes no Planeta Terra. Temperaturas de -18 a 46°C, sentimos o frio polar e o calor desértico. Escalamos no ar rarefeito das montanhas acima dos 6 mil metros e mergulhamos ao lado de tubarões, lobos marinhos e pinguins. Enfrentamos as maiores adversidades do nosso continente por um grande objetivo: sermos a primeira expedição a percorrer todos os países das Américas.
Diferente de outros projetos, também interessantes, de viagem, que vão da Patagônia ao Alasca diretamente, ou dão a volta ao mundo em 80 dias, o objetivo da expedição foi passar por todos os países das Américas, incluindo o Caribe, Groelândia e até a Antártida! Como somos brasileiros, também passamos por todos os estados do Brasil. Rodamos 175 mil quilômetros, passando por mais de 800 cidades de 57 países e territórios!

O veículo
O nosso principal veículo nessa grande viagem é a Fiona Rider, homenagem a ogra bonita e simpática de Schrek. Vai ser ela que vai nos levar, em segurança, por todo esse continente, através de estradas asfaltadas ou de terra, areia, barro, gelo e neve. Optamos por uma Toyota Hilux, um carro robusto, com tração nas 4 rodas, motor à diesel, com bastante espaço para levar nossas malas para os quase 3 anos de estrada. O carro foi modificado para se adequar mais ainda aos objetivos da viagem. Foi colocada uma capota de fibra, para fechar a área da caçamba, um guincho, para as horas de aperto e um snorkel, para podermos enfrentar a água que encontramos pela frente.

*Site: www.1000dias.com

 
Compartilhe:

Tópicos:  

Deixe seu comentário:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *